UFPA realiza manhã de degustação de frutas regionais

Nem só de açaí pode viver o paraense. Ele também pode viver de ranbutam e quem veio ao Bosque da Universidade Federal do Pará (UFPA) na manhã desta segunda, 27, teve a oportunidade de experimentar esse e outros sabores regionais nem tão conhecidos assim. Na 6ª edição do Degustação de Frutas no Bosque, evento promovido pelo Espaço ITEC Cidadão, os visitantes puderam conhecer frutas exóticas e ainda se deliciar com doces e geleias de sabores já conhecidos, como cupuaçu e goiaba.

Para a coordenadora do bosque, Gina Calzavara, o objetivo da iniciativa é aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade da natureza por meio da degustação do que elas podem nos oferecer: as frutas. “Quando nós viemos para o bosque, em março de 2011, tentamos pensar que tipo de convivência seria mais interessante, e a gastronomia é uma delas”. De acordo com Gina Calzavara, o desconhecimento da maioria das pessoas com relação às frutas regionais também inspirou a criação do evento.

Frutas pouco conhecidas como mangustão, pitaia, bacuripari fizeram sucesso na manhã de degustação. A ecóloga Márcia Soares ainda não conhecia o bacuripari e teve oportunidade de experimentar a fruta pela primeira vez na UFPA. “É uma fruta que parece uma pupunha com gosto de jenipapo, mas o nome é bacuripari”. No segundo semestre de gestação, ela já pretende trazer seu filho ao bosque. “Como sou ecóloga, quero ensinar muitas coisas para ele e também quero que ele se familiarize com as plantas aqui, do bosque da Universidade.”

Além das frutas desconhecidas, outras já conhecidas como a pupunha, a graviola e o cacau também estavam presentes para a degustação dos visitantes. Frutas com sabor de infância para a estudante Samara França, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. “Eu lembrei muito da minha infância. A minha avó tinha muitos pés de cacau no quintal dela e a gente sempre estava comendo. Então, agora que eu vi o cacau, não consigo mais largar. Fiquei muito feliz.”

Samara estava acompanhada da amiga Juliana Souza, que cursa Pedagogia. Juliana ressalta a importância do evento que, além de integrar a comunidade à natureza, também se torna um momento de relaxamento. “Às vezes, sentimos uma pressão tão grande aqui, na Universidade, por causa de estudos e provas, principalmente agora que é final de semestre. Então esse momento é muito importante não só pela questão da integração, mas também para espairecer, conversar, socializar.”

Importância do consumo de frutas regionais – De acordo com a professora da Faculdade de Nutrição da UFPA Vanessa Lourenço, o consumo de frutas é importante para manter uma alimentação saudável. “A fruta é um alimento fundamental para se obter uma alimentação e deve ser consumida diariamente, pois fornece vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos que ajudam a regular o organismo”, ressalta.

A pesquisadora também destaca a importância do consumo de frutas regionais como elemento cultural da sociedade. “O consumo de frutas regionais é importante para resgate de aspectos fundamentais da relação entre o ser humano e o meio ambiente, pois conservar o regionalismo alimentar assegura à população brasileira identidade social e histórica.”

Ainda segundo a professora Vanessa Lourenço, os brasileiros estão consumindo cada vez mais produtos industrializados, que causam danos à saude. Por isso, o Ministério da Saúde lançou, em 2014, um Guia Alimentar da População Brasileira, para incentivar a população a ter hábitos de alimentção saudáveis. “O guia indica que um dos dez passos para a alimentação saudável e adequada é preparar alimentos in natura ou minimamente processados, o que inclui o aumento do consumo de frutas.”

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes