Relação entre educação matemática e neurociência é tema de debate
O Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA promove o I Seminário Nacional de Neurociência e Educação Matemática (I SENNEM). O evento será nos dias 29 a 31 de março, no auditório do IEMCI (campus básico) e tem o objetivo de discutir a interface entre a Educação Matemática e a Neurociência, tanto na vertente dos processos de ensino e aprendizagem quanto da formação de professores.
A Neurociência é uma área relacionada à medicina que busca esclarecer o que acontece no cérebro humano desde a sua formação até o envelhecimento. Para isso, ela dialoga com diversas áreas do conhecimento, como psicologia, biologia, genética, anatomia, pedagogia, física, filosofia, entre outras. Nos últimos anos, observou-se que a associação entre Neurociência e Educação fornecia melhores possibilidades de entender as atividades cerebrais ao se adquirir novas informações.
Assim, o I SENNEM tem a proposta de refletir sobre os processos de desenvolvimento das habilidades cognitivas na formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica e Superior, com enfoque na Educação Matemática, a fim de trazer contribuições para a formação profissional dos participantes. O Seminário é voltado para professores, pesquisadores e interessados no tema, especialmente aos estudantes delicenciaturas e de pós-graduação.
Inscrições – Para participar, o interessado deve preencher um formulário online e fazer o pagamento por depósito ou transferência bancária para o Banco Bradesco, Agência 2195-4 e Conta Corrente 8477-8. Os valores são de R$50,00 para professores da educação básica e estudantes de graduação; R$75,00 para alunos de pós-graduação; e R$100,00 para professores do ensino superior e demais profissionais.
Além disso, é preciso digitalizar o comprovante de pagamento e algum documento que comprove o perfil de inscrição (estudantes de graduação ou pós-graduação; professores da Educação Básica ou do Ensino Superior; ou demais profissionais). Os documentos digitalizados devem ser enviados para o e-mail sennem.ufpa@gmail.com, com o Assunto: “Inscrições”.
Programação – As atividades começam na manhã do dia 29 de março (quarta-feira), com a mesa de abertura e a palestra “Educação especial e inclusão: vivências no contexto escolar”, ministrada pelo Prof. Dr. Elielson Chaves, da UFPA. No turno da tarde, serão realizados minicursos que abordam temas como a psicologia da educação matemática, a neurobiologia no cotidiano, autismo e inclusão, Teoria da Carga Cognitiva e a reversão de ansiedade à matemática. Cada participante só pode escolher um minicurso.
O segundo dia de evento (30 de março) será de quatro palestras com convidados, começando às 8h: “Ansiedade à Matemática: definição e bases ambientais e biológicas”, com o Prof. Dr. João dos Santos Carmo, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar); “Condicionantes Inconscientes do Aprendizado Matemático”, com o Prof. Dr. Antônio Pereira Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); “Sentido Numérico em Crianças Alunas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, com a Prof.ª Dra. Alina Spinillo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e “Neurosidades a Serviço da Educação”, com a Prof.ª Dra. Soraia Valeria Lameirão, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
No último dia de evento, a programação começa com a mesa redonda “Uma escola inesquecível: marcas indeléveis da emoção e do exercício físico no aprendizado”, com os professores da UFPA, Dr. Cristovam Diniz e Dr João Bento Torres Neto. Além disso, haverá a palestra “Aprendizado Bayesiano”, com o Prof. Dr. Bruno Duarte Gomes, da UFPA. O Seminário termina no turno da tarde, com a conferência de encerramento “(Re) Ligação de Saberes: perspectivas do presente para o ensino, a pesquisa e a formação docente”, com os professores Terezinha Gonçalves e Tadeu Gonçalves, da UFPA.
Interfaces – Segundo o professor Dr. Arthur Gonçalves Machado Júnior, um dos organizadores do evento, o SENNEM é importante por trazer professores de fora da universidade que possam contribuir para o estudo da interface Educação Matemática/Neurociência.
“O ensino e a aprendizagem ocorrem no cérebro. Portanto é necessário que os professores entendam como se desenvolvem as competências dessa aprendizagem e também o que acontece quando elas não se desenvolvem. Isso ajuda na organização de um plano educativo capaz de contemplar também, estudantes com algum transtorno cognitivo, pois com o conhecimento da Neurociência o professor pode auxiliar o aluno e a família a proceder nesses casos”, explica Arthur.
Serviço
I Seminário Nacional de Neurociência e Educação Matemática (I SENNEM)
Data: 29 a 31 de março
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do IEMCI (Próximo ao Primeiro Portão). R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA.
Inscrições pelo formulário e envio de documentos pelo e-mail sennem.ufpa@gmail.com
Pagamentos:
R$50,00 – professores da educação básica e estudantes de graduação
R$75,00 – estudantes de pós-graduação
R$100,00 – professores do ensino superior e demais profissionais
Mais informações aqui.
Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
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