EMUFPA E SESC celebram 130 anos de Villa-Lobos com recital

A Escola de Música da UFPA (EMUFPA) celebra os 130 anos de nascimento do compositor Villa-Lobos, com um recital que será apresentado nesta quinta-feira, 30, no Centro Cultural Sesc Boulevard, no bairro Campina, em Belém.  No repertório do evento estão "Bachianas Brasileiras", "Cisne Negro", "Impressões Seresteiras", "Mazurka – Choro" e muitas outras. Participam do recital os professores pianistas Adriana Azulay, Alexandre Contente e Humberto Azulay; o violoncelista Cristian Brandão e os cantores líricos Márcia Aliverti (soprano) e Milton Monte (barítono).

Expoente máximo da música do Modernismo - Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é um dos mais conhecidos e respeitados músicos brasileiros. Foi maestro e compositor, considerado o expoente máximo da música do Modernismo no Brasil. Foi regente de diversas orquestras e escreveu várias composições, tendo mais de mil conhecidas. Foi um musicista bastante premiado e o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Música.

EMUFPA - Com mais de cinquenta anos de fundação, a Escola de Música da UFPA (EMUFPA) atua nas atividades de ensino e produção de música, desde o nível básico ao curso de graduação (nível superior). Além, de promover e estimular a cultura musical na região, a EMUFPA também possui visibilidade no cenário nacional e internacional por meio de eventos, intercâmbios e turnês de alunos e professores.

Musicistas - A soprano Márcia Aliverti foi aluna do tenor espanhol Alfredo Krauss soprano. Ela é, também, violinista formada pelo Conservatório Carlos Gomes e iniciou seus estudos de canto em Belém com o maestro Adelermo Mattos, passando em seguida a estudar em Goiânia com a professora Honorina Barra. Já atuou dentro e fora do Brasil e é uma das cantoras líricas de maior destaque na capital.

Milton Monte é barítono, professor da Escola de Música da UFPA e da Escola de Música Beny Monte e regente do Madrigal João Bosco Castro.

Adriana Azulay, pianista, iniciou sua carreira aos seis anos de idade. Notável musicista, concluiu mestrado na Alemanha com nota máxima e hoje é doutora pela Universidade de Saarbrücken (Alemanha). Além dos estudos na música, Adriana participa ativamente como solista e camerista.

Humberto Azulay pianista, compositor, arranjador, mestre em Arte. Atualmente, é o presidente da Academia Paraense de Música. Já o professor Alexandre Contente, da Escola de Música da UFPA, é um incentivador da pesquisa e de eventos artísticos, como os recitais de piano da EMUFPA.

Cristian Brandão, professor de violoncelo da EMUFPA, se destaca por suas participações como primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Limeira, membro da Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Camerata Brasiliana, além do prêmio de “Medalha de Mérito Estudantil”. Dedica-se a atividades de divulgação da música de câmara do instrumento para a sociedade.

Serviço:
Recital Villa-Lobos