Entenda como ocorre o estímulo à prática esportiva na UFPA

O dia 31 de março, é instituído pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. A data reflete sobre a importância de uma alimentação saudável. A associação entre alimentação saudável e atividade física garante não só um corpo saudável, como também o bem estar. Para que as atividades físicas se tornem mais benéficas e realmente melhorem a qualidade de vida, é ideal ter um tempo reservado para exercícios físicos de uma forma mais direcionada, como caminhada, musculação, natação. Na UFPA, há diversas atividades (nas áreas de ensino, pesquisa e extensão) que promovem atividades físicas direcionadas para a comunidade interna e externa. É o que você descobre agora no UFPA em Série – Atividades Físicas. Boa leitura!

É difícil imaginar a prática de atividades físicas relacionadas com a vida acadêmica. Porém estudos comprovam que realizar exercícios traz efetiva melhora no rendimento escolar dos estudantes. Assim, com o objetivo de integrar toda a comunidade universitária na prática dessas atividades, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da coordenadoria de Esporte e Lazer (CEL), incentiva e estimula a prática esportiva na Universidade, promovendo uma grande melhora na qualidade de vida de todos da Instituição.

De acordo com a coordenadora da CEL, Célia Pereira, os apoios ao esporte e lazer realizados pela Proex/CEL funcionam por meio de verbas do Ministério da Educação e da Secretaria de Assistência e Integração, que são destinadas às instituições públicas. Célia também ressalta que todos os estudantes dos campi da UFPA podem receber incentivos na prática de esporte.

“Adquirimos materiais esportivos e fornecemos ajuda de custo, hospedagem, alimentação e transporte para os discentes que se deslocam para as competições em outro estado. Além disso, o aluno que se destacar e comprovar vulnerabilidade socioeconômica recebe o apoio da bolsa atleta”, comenta Célia.

Projetos - Os projetos de incentivo da Proex/CEL englobam várias atividades na Universidade. Entre elas, estão a formação de Associações Atléticas nos campi da capital e do interior e aquisição de materiais esportivos. Além disso, a Proex/CEL é  responsável  pela realização dos Jogos Internos da UFPA, juntamente com o grupo de Estudos Históricos e Filosóficos em Esportes, Educação do Corpo e Práticas Físicas Institucionalizadas (Hapax), coordenado pelo professor Douglas Dias.

Para João Gabriel Sousa, estudante do 8º semestre de Biologia, essas atividades são importantes para promover a integração da comunidade acadêmica, além de promover um lazer esportivo. “Essas práticas mudaram muito meu convívio com as pessoas. Nos anos em que disputei os jogos internos, por exemplo, eu estava, também, na organização do time de Biologia. Fiz parte do centro acadêmico na de gestão esportiva e criei um forte vínculo com o pessoal do Instituto de Ciências da Educação - ICED”, destaca.

Proex/CEL - A Coordenadoria de Esporte e Lazer da Proex/DAC é responsável pela coordenação e desenvolvimento das atividades relacionadas às ações esportivas e de lazer na UFPA. Além disso, objetiva estimular a prática esportiva e a promoção do esporte, atividades físicas e de lazer, como forma de promoção à saúde e do bem estar da comunidade universitária. A CEL também busca atender as demandas da comunidade universitária como forma de promover a qualidade de vida e aprimorar competências esportivas em talentos já reconhecidos entre estudantes e servidores.

• Leia nesta quinta-feira, 30: Atléticas Esportivas da UFPA garantem acolhimento de estudantes

- Entenda como ocorre o estímulo à prática esportiva na UFPA
Atléticas universitárias promovem a integração de alunos na UFPA
- Faculdade Educação Física promove a prática de esportes na UFPA