Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Atléticas universitárias promovem a integração de alunos na UFPA

A segunda reportagem do UFPA em Série-Atividades Físicas explica que as competições esportivas da Universidade são eventos muito importantes para fortalecer o espírito de amizade e de colaboração entre os discentes, assim como a integração dos alunos da Instituição. Então, visando colaborar para o desenvolvimento do esporte na UFPA e o fortalecimento da relação com a comunidade dentro e fora do campus, as Atléticas Esportivas da UFPA garantem o acolhimento dos estudantes por meio de várias práticas e projetos.

De acordo com Igor Silva, presidente da Atlética Poraquê, associação dos estudantes de Medicina da UFPA,  as atléticas são uma excelente forma de educar o jovem por meio da prática desportiva. “Estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, estes direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico”, declara.

Para Lucas Tenório, presidente da Atlética Mustang, Associação Atlética Acadêmica de Engenharia da UFPA, a integração dos estudantes com a comunidade é uma das realizações mais importantes das Atléticas. “Uma das maneiras de alcançar a comunidade é por meio de projetos e práticas de extensão pensadas para escolas públicas de ensino básico”, afirma.

Rodolfo Homci, aluno do segundo semestre de Engenharia Química e integrante da Mustang, comprova essa integração promovida pela atlética. “A Mustang é algo novo pra mim, mas, mesmo assim, mudou muito minha vivência na Universidade. Fiz novas amizades com alunos de outras engenharias e, com eles, descobri muitas coisas relacionadas a novas áreas do conhecimento”, relata.

Poraquê - A Atlética Poraquê é uma associação constituída por alunos de Graduação no curso de Medicina da UFPA, sendo a gestão de responsabilidade desses alunos. Atualmente, a associação conta com aproximadamente 400 alunos e ex-alunos envolvidos diretamente em suas atividades.

Para ajudar as equipes esportivas na obtenção de quadras para seus treinos, a Atlética Poraquê oferece palestras e miniaulas de temas importantes para a comunidade, como DSTs, diabetes, combate ao tabagismo e temas de interesse dos locais de inserção da Atlética, como forma de contrapartida para a utilização das quadras de escolas.

Mustang - A Atlética Mustang é um segmento acadêmico que representa as 11 engenharias da Universidade. Seu principal objetivo é promover a integração dos estudantes do Instituto de Tecnologia (ITEC). Hoje, a associação conta com 100 alunos vinculados diretamente à Atlética por meio de carteirinhas, além de uma Diretoria com 30 participantes.

A Atlética tem encontrado certas barreiras para aceitação das escolas aos projetos planejados. Porém, de acordo com Lucas Tenório, essas dificuldades podem ser contornadas contando com o apoio da Universidade. No Natal de 2016, a Atlética Mustang promoveu uma campanha de arrecadação de brinquedos para crianças carentes.

Atléticas Universitárias - As Associações Atléticas Acadêmicas são entidades responsáveis por promover e coordenar a parte esportiva de cada faculdade, organizando treinos e campeonatos externos e internos em diversas modalidades esportivas. Essas entidades também são responsáveis pela integração e interação dos alunos, por meio de festas e confecção e comercialização de produtos do seu curso. Hoje, na UFPA, além da Atlética Poraquê e a Atlética Mustang, existem as Associações Atléticas Acadêmicas de Direito e de Farmácia (Atlética Onças e Atlética Víboras, respectivamente), que também realizam eventos para a comunidade acadêmica.

• Leia nesta sexta-feira, 31: Projetos da Faculdade de Educação Física promovem a prática de exercícios na Universidade

• Leia mais:
- Entenda como ocorre o estímulo à prática esportiva na UFPA
Atléticas universitárias promovem a integração de alunos na UFPA
- Faculdade Educação Física promove a prática de esportes na UFPA

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Divulgação

Publicado em: 30.03.2017 17:55