Estudantes da área de saúde unem-se contra a hanseníase no interior

Estudantes de Medicina e Enfermagem da UFPA juntaram-se para realizar uma ação contra a Hanseníase nas escolas de ensino fundamental da Colônia da Prata, no município de Igarapé-Açu, nesta quarta-feira, dia 29. Por ser um projeto de extensão do Laboratório de Dermatologia Tropical da Universidade, a atividade visa mostrar as principais características da Hanseníase, suas formas de transmissão e tratamento.

Coordenada pelos estudantes Marcello Souza e Sílvia Mara, a ação visitou as turmas de 1º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Paulo II. Também foi à creche Marcelo Candia, onde os pais também foram abordados. Juntamente com aulas explicativas e dinâmicas, foram distribuídas Fichas de Autoimagem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

“As fichas constituem uma ferramenta de rastreio da doença, as quais  também devem contar com a participação dos pais e/ou responsáveis, visto que permitem identificar casos suspeitos por meio do preenchimento de informações básicas de identificação e manchas no corpo das crianças”, explica a coordenadora da ação.

Objetivo – Além de estimular o conhecimento sobre saúde em crianças, a ação também visa diminuir índice da doença no local. A Vila de Santo Antônio do Prata, de acordo com Sílvia, “é um local onde, há algumas décadas, eram abandonados os casos de hanseníase no nosso Estado, o que propiciou um ambiente de isolamento e perpetuação da doença, principalmente dentro do convívio familiar”. Por isso, as informações obtidas pelos alunos serão entregues ao Laboratório de Dermatologia Tropical e os casos suspeitos serão encaminhados à Unidade de Saúde da Família da região.

Importância – Para a organizadora do evento, não basta fazer somente tratamento, deve-se espalhar conhecimento e quebrar estigmas sobre a doença. “Esse tipo de ação é de extrema importância para a promoção de saúde em um público-alvo que é multiplicador de conhecimento: crianças. Fazê-las entender os diversos aspectos da doença de maneira precoce é uma forma de atingir também suas famílias e pessoas próximas, diminuir o preconceito em relação à doença e instigar nelas a busca pelo conhecimento e incentivo às ações de prevenção e tratamento em região de alta prevalência da hanseníase.”

Laboratório de Dermatologia Tropical – Idealizado no Laboratório de Dermatologia Tropical do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da UFPA – coordenado pelas professoras doutoras Marília Brasil e Hilma Souza – a atividade apenas complementou outras já realizadas pelo NMT. “O projeto de extensão consiste em intervenções de educação em saúde, com foco em hanseníase nas escolas da Vila de Santo Antônio do Prata, associado ao rastreio de casos da doença em escolares, por meio do preenchimento da Ficha de Autoimagem, em consonância com a campanha nacional do Ministério da Saúde.”

Núcleo de Medicina Tropical – O núcleo é uma unidade de integração da UFPA e pesquisa diversos temas amazônicos, especialmente Doenças Tropicais. O NMT visa a pós-graduação, a pesquisa e a extensão de diversos cursos da área de saúde. Assim, além de articular as graduações nessa área, o projeto melhora a qualidade de vida na Amazônia. Esses benefícios são realizados por meio de atendimentos, laboratórios e diagnósticos das doenças que mais afetam o povo. Tudo gratuito para a população (leia mais aqui).

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Divulgação / NMT

Publicado em: 30.03.2017 17:00