Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

I Curso de Assistência ao Parto Centrado na Mulher ocorre no dia 2

Com a proposta de refletir sobre a qualidade da assistência dada à mulher pelas maternidades durante a gravidez, o “I Curso de Assistência ao Parto Centrado na Mulher” ocorre no dia 2 de abril, das 8h às 18h, no Auditório Silveira Neto, do Instituto de Ciências da Saúde. O evento é uma iniciativa de Renata Aires, aluna do Programa de Especialização em Enfermagem Obstétrica,  e busca discutir o modelo de assistência obstétrica estabelecido no Brasil, em contraponto a um auxílio mais humanizado e respeitoso para com a mulher.

Inscrições – Para participar, é necessário entrar em contato com a organização do evento, pelo telefone (91) 981039663. O valor da inscrição é de R$25,00. 

Programação – Todas as atividades serão realizadas no Auditório Silveira Neto, no ICS/UFPA. O curso será ministrado por Renata Aires e abordará as temáticas “Promoção e manejo do aleitamento materno”, “O parto centrado na mulher”, “Assistência ao parto baseado em evidências” e “Métodos não farmacológicos para alívio de dor”. O curso possui certificação de 20 horas e serão fornecidas apostilas com o conteúdo ministrado. Também haverá sorteio de brindes para os participantes.

Cuidados – Renata Aires é enfermeira, consultora em amamentação da AMA – consultoria materna e ativista da humanização do parto. Ela conta que a ideia surgiu a partir de um desconforto pessoal ao ver práticas como, por exemplo, a Manobra de Kristeller (que consiste na aplicação de pressão na parte superior do útero para “facilitar” a saída do bebê), sendo ensinadas e aplicadas nas práticas assistenciais, mesmo que sejam comprovadamente prejudiciais para a mãe e o bebê.

Sendo assim, o evento é voltado para acadêmicos e profissionais da saúde dispostos a refletir e a contribuir com o tema. O objetivo é discutir e incentivar a promoção do protagonismo da mulher durante o parto, por meio de uma assistência que alie conhecimento científico e respeito aos desejos e às expectativas da mulher.

Desconstrução – Renata afirma que, “apesar dos esforços que vêm sendo feitos para a mudança do modelo de assistência obstétrica no País, ainda não conseguimos prestar um auxílio de fato humanizado. Existe uma resistência muito grande dos profissionais envolvidos com a assistência ao parto em desconstruir antigas convicções e abrir-se a novas propostas de cuidado. E existe uma deficiência clara na formação acadêmica, que em geral ainda se fundamenta em modelos arcaicos de assistência, e acaba formando profissionais com pouco ou quase nenhum conhecimento sobre assistência baseada em evidências.”

A assistência baseada em evidências, como mencionado por Renata, é aquela em que todos os procedimentos e intervenções só são feitos quando há real indicação e não apenas por rotina, levando em consideração as recomendações de órgãos como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

Renata ressalta, ainda, que os eventos científicos nessa área não são comuns na Região Amazônica. Dessa forma, ela acredita que o curso possa contribuir para a atualização e a capacitação dos profissionais envolvidos com a assistência ao parto. A enfermeira busca uma quebra de paradigmas, e o fortalecimento de um modelo de assistência que garanta segurança e satisfação às mulheres atendidas.

Serviço
I Curso de Assistência ao Parto Centrado na Mulher
Data: 2 de abril
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório Silveira Neto. ICS/UFPA. Av. Generalíssimo Deodoro, 01 - Umarizal, Belém – PA.
Inscrições pelo telefone (91) 981039663
Investimento: R$25,00

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 30.03.2017 18:00