Escola de Teatro e Dança apresenta a peça Biederman e os Incendiários

Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresenta o espetáculo teatral Biederman e os Incendiários, dirigido pelos professores Denis Bezerra, Karine Jansen, Renan Delmontt. A temporada ocorre de 31 de março a 2 de abril, em duas sessões, às 18h e às 20 horas, no ICA, localizado na  Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República, em Belém. A entrada é franca.

O espetáculo é resultado do trabalho dos alunos do 1º ano do Curso Técnico em Teatro, e dos 1º e 2º anos dos Cursos Técnicos de Figurino Cênico e de Cenografia da ETDUFPA.

A montagem tem como ponto de partida o texto Biedermann e os Incendiários, do escritor suíço Max Frisch. Nascido em Zurique, em 1911, Frisch destacou-se por produzir uma ficção com temáticas voltadas para a compreensão da busca do homem de entender a si mesmo e suas responsabilidades morais, além de colocar seus leitores-espectadores no campo hermenêutico da relação entre os valores sociais e o “enquadramento” dos sujeitos em seus códigos morais.

Narrativa - Escrita na década de 1950, a peça de Max Frisch aborda, entre tantos temas, os conflitos de classes e a situação da sociedade Pós-Segunda Guerra Mundial. Gottlieb Biedermann, personagem central da obra, representa os ideais burgueses das sociedades contemporâneas e é confrontado pela presença constante em sua cidade de Incendiários, que provocam temor e medo aos ‘homens de bem’ e às instituições do Estado.

História - Biedermann e os Incendiários teve a sua primeira montagem em 1958, na Europa. No Brasil, foi apresentado em 1962 pelo grupo paraense Norte Teatro Escola do Pará, com direção de Maria Sylvia Nunes, no IV Festival de Teatro dos Estudantes do Brasil, realizado em Porto Alegre. Com tradução do francês para o português, feita por Benedito Nunes, essa obra representou o fechamento de um ciclo de sete anos de intensas produções teatrais desse grupo teatral de Belém, pois, após o referido festival, ele encera suas ações e seus membros dedicaram-se a outros empreendimentos artísticos, como a criação do Serviço de Teatro da Universidade do Pará, hoje, Escola de Teatro e Dança da UFPA, tendo como líderes desse momento o casal Nunes.

Dessa maneira, a ETDUFPA oferece à cidade de Belém um trabalho que bebe na história do teatro local/nacional, relacionando-se à tradição cênica e, ao mesmo tempo, traz para a contemporaneidade o debate tão vivo na atualidade: os conflitos de classe, a presença constante do temor à metáfora do incêndio, comentou o diretor Denis Bezerra.

Serviço:
Escola de Teatro e Dança da UFPA/ETDUFPA.
Temporada: 31 de março a  2 de abril de 2017.
Horários: sempre duas sessões, às18h e às 20h.
Local: Instituto de Ciências da Arte (ICA), localizado na  Avenida Presidente Vargas, S/N. Praça da República,  em Belém - PA.
Mais informações pelo telefone (91) 98269.9457
Entrada Franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação da ETDUFPA/ICA/UFPA.

Publicado em: 30.03.2017 17:00