Disciplina da FAV resulta em exposição sobre arte contemporânea

A Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza, no período de 03 a 05 de abril de 2017, a exposição Arte Contemporânea: Entre Projetos e Práticas. O evento é resultado de projetos, desenvolvidos na disciplina laboratorial de Projetos Experimentais em Arte Visuais. A programação é gratuita e ocorrerá na sala de projeções do prédio anexo à FAV e na galeria Cesar Leite, localizada no Complexo Recreativo Vadião.

Coordenado pelo professor Ubiraélcio Malheiros, o projeto será realizado em parceria com o Programa de Incentivo à Pesquisa em/sobre Artes Visuais (Pipav) e abrange o amplo tema interpretado pelos estudantes da turma de 2013, do curso de artes visuais, tendo como produtos, oficinas, comunicações e exposições.

Programação - O artista Eder Oliveira abrirá o evento com a apresentação de seu portfólio e um bate-papo com os estudantes. O momento ocorrerá no dia 03, às 14h. Egresso do curso de artes visuais, Eder se insere no contexto do evento por desenvolver trabalhos específicos que envolvem tanto o espaço fechado das galerias, quanto os espaços abertos da cidade, produzindo retratos e intervenções urbanas que representam o homem amazônico e sua identidade.

As apresentações dos projetos da disciplina serão expostos nos dias 04 e 05, a partir das 14h30. Após o evento serão emitidos certificados, aos participantes.

Tema - A partir dos caminhos individuais e coletivos percorridos durante o curso, a turma foi orientada, nessa disciplina, a delimitar suas pesquisas para o tema Arte Contemporânea.

As obras possuem o objetivo de despertar o olhar às novas visualidades e estratégias que apontam tanto para o espaço virtual e das redes sociais, quanto para a cidade como suporte da arte, para percepção, memória e história da cidade.

Pipav - O Programa de Incentivo à Pesquisa em/sobre Artes Visuais possui a missão de integrar projetos na forma de um Programa, que envolve as atividades de extensão associada à pesquisa e ao ensino dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais e aos discentes da pós-graduação em Artes. A inteção é congregar esforços, estímulos, apoio e fomentos às pesquisas dos discentes do curso, e a integração entre as duas formações no âmbito das Artes/artes visuais.

Exposição "Arte Contemporânea: Entre Projetos e Práticas"
Data e horário: De 03 a 05 de abril de 2017, às 14h.
Locais: Prédio anexo a FAV e Galeria Cezar Leite, localizada no Complexo Recreativo Vadião.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google