Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Grupo de Pesquisa Tradição da Lei Natural faz inscrições até 5 de abril

O Grupo de Pesquisa Tradição da Lei Natural, cadastrado no Diretório do CNPq, convoca acadêmicos interessados em participar dos estudos. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, dia 5 de abril, em um de seus grupos de estudo. A iniciativa, coordenada pelo professor Vitor Sales Pinheiro, busca estudar a fundamentação ética dos direitos humanos na Teoria Contemporânea da Lei Natural.

Pode participar do grupo qualquer estudante de graduação e de pós-graduação que esteja interessado nas linhas de pesquisa oferecidas. Para se inscrever, o candidato deve apenas preencher o formulário no site do projeto Dialético, além de enviar uma carta de motivação simples, juntamente com seu currículo lattes.

Para o coordenador do projeto, professor Vitor Sales Pinheiro, o Grupo de Pesquisa Tradição da Lei Natural compartilha a experiência de pesquisa, além de incentivar novos pesquisadores a coordenarem grupos de estudo. “Respondendo à insuficiência teórica do Positivismo, essa corrente renova a tradição clássica da Lei Natural, de Aristóteles e Tomás de Aquino. Além disso, o grupo visa aprofundar essa tradição hoje tão estudada no mundo, mas ainda pouco refletida no Brasil”, declara.

Linhas de pesquisa - O grupo de pesquisa possui sete equipes de estudo, cada qual com um coordenador responsável. As linhas de pesquisa são: Filosofia e Teoria do Direito Natural; Tradição, Narrativa e Lei Natural; Estado Laico, Secularização e Liberdade Religiosa; Família e a Nova Teoria do Direito Natural; Bioética e o Direito à Vida; Relações Privadas e o Bem Comum e Direito Penal e Jusnaturalismo. Os coordenadores de cada grupo são responsáveis pelos encontros, que ocorrem quinzenalmente, além da divisão da bibliografia entre os integrantes.

Grupo de Pesquisa - O Grupo de Pesquisa Tradição da Lei Natural tem como objetivo fomentar a pesquisa acadêmica e a produção científica. Em suas atividades, são abordados autores, como Leo Strauss, Eric Voegelin, Jacques Maritain, Joannes Messner, Michel Villey, Javier Hervada, Alasdair MacIntyre, Robert Spaemann, Luiz Fernando Barzotto, entre outros. Para conhecer as atividades do grupo, acesse o site do projeto Dialético.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

Publicado em: 03.04.2017 17:58