Reitor discute cooperação com instituição portuguesa

Nesta segunda-feira, 3, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu o reitor e o vice-reitor do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, professores João Sobrinho Teixeira e Orlando Rodrigues, e a professora Maria de Nazaré Santos Paes de Carvalho, coordenadora do Projeto “Heranças portuguesas na Amazônia/Conheça o seu município” (saiba mais). O grupo conversou sobre formas de cooperação entre a UFPA e o IPB, com a previsão de que seja assinado um convênio entre as instituições.

Aproximação – De acordo com o professor Tourinho, é estratégica a aproximação da UFPA com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras, especialmente as portuguesas com liderança científica internacional, uma vez que possibilita não só a mobilidade de estudantes e de professores, como também o aumento da produção acadêmica internacional. “A Universidade lidera as instituições da Pan-Amazônia não só em número de alunos, mas também em qualidade da pesquisa. Temos buscado avançar na internacionalização do trabalho desenvolvido, com foco em problemas da realidade regional, mas interagindo com o ambiente internacional de pesquisa”, disse.

Propostas – Uma das propostas discutidas com o IPB trata da dupla diplomação de estudantes. Aproveitando o modelo de equivalência entre os sistemas ensino do Brasil e da Comunidade Europeia, a ideia geral é que alunos de graduação cursem um dos anos finais desse nível de formação no IPB, ao final, obtendo o título de graduação na UFPA e o título de mestrado no IPB. “A vantagem desse tipo de acordo é que o estudante não só cursa as disciplinas, mas também obtém duas titulações – a graduação e o mestrado – e aumenta a produção internacional”, disse o professor João Teixeira.

A proposta também prevê que a UFPA receba estudantes portugueses. Adicionalmente, os orientadores dos alunos nas duas instituições passariam a interagir diretamente, criando uma condição favorável a novas cooperações em pesquisa. “Esta é uma excelente oportunidade para incrementar o nosso trabalho de pesquisa, tendo a parceria de uma instituição que lidera os indicadores de produção científica de qualidade em Portugal”, comentou o reitor Emmanuel Tourinho.

Os reitores discutiram, ao final, a possibilidade de elaborar propostas para a dupla diplomação de doutorandos, o que poderia ser feito envolvendo, na cooperação, também instituições de ensino e pesquisa espanholas, com as quais o IPB já mantém acordos, para a oferta do doutorado.

Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes