Prazo para participação no Mapeamento de Competências é prorrogado

O período de realização da 2º etapa do Mapeamento de Competências da UFPA (MAPEC) foi prorrogado até sexta-feira, dia 7 de abril. Os servidores técnico-administrativos e todos os docentes ocupantes de cargos de gestão (efetivos) devem participar do mapeamento respondendo ao questionário, disponível no Sistema Gestcom.

Como participar – Os servidores devem acessar o Sistema GestCom pelo endereço do Sistema (acesse aqui) e inserir o número do seu CPF nos campos de usuário e senha. A avaliação é feita atribuindo uma nota de 1 a 10 ao grau de necessidade de capacitação em cada uma das competências listadas no questionário, considerando que quanto mais próximo de “1”, menor a necessidade de capacitação na competência indicada, e quanto mais próximo de “10”, maior a necessidade de capacitação na competência indicada. Para entender melhor, assista ao vídeo passo a passo.

Objetivos – O MAPEC é uma ação desenvolvida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GestCom) da Faculdade de Psicologia (FaPsi), que tem o intuito de promover a Gestão por Competência na Universidade, recomendado pelo governo federal, por meio do Decreto nº 5.707/2006.

Benefícios – O levantamento proveniente desta ação serve de subsídio para a tomada de decisões gerenciais, aprimorando a gestão de pessoas no que diz respeito à capacitação, para a melhor adequação das competências dos servidores às requeridas para alcance dos objetivos da Instituição. Entre os principais resultados do MAPEC, está a elaboração de Planos de Ações de Capacitação-PAC que atendam, com mais precisão, às necessidades de capacitação dos servidores da UFPA.

Resultados anteriores – Esta é a 2º etapa do 3º ciclo do MAPEC realizado na Universidade. A primeira, realizada de agosto de 2015 a outubro de 2016, consistiu no mapeamento de competências das unidades, por meio de oficinas. O objetivo foi realizar o levantamento de competências transversais e específicas para que as referidas unidades conseguissem atingir seus objetivos e as metas presentes no Planejamento Estratégico da UFPA. Nessa fase, participaram representantes de 45 unidades, incluindo os dos 11 campi do interior.

A coordenadora da ação, Rosana Chagas, sensibiliza os servidores sobre a importância da sua participação nessa fase. “Quanto maior a participação dos servidores nesta 2º fase, mais preciso será o diagnóstico das reais necessidades de capacitação da Universidade, para a conseguinte proposição de ações que venham melhor atendê-las. Por isso contamos com a sua participação e com o seu incentivo aos demais colegas a participarem também”, declara Rosana.

2ª etapa do 3º ciclo do Mapeamento de Competências da UFPA (MAPEC)
Prazo: Até 7 de abril de 2017.
Participação: Por meio do site ou por link disponibilizado no e-mail institucional
Acesse aqui a Página oficial.
Mais informações: (91) 3102-8092/8093 ou e-mail rachagas@ufpa.br

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA