Estudantes apresentam projeto sobre gravidez na adolescência

O Projeto “Gravidez na Adolescência: Estratégia de Prevenção para Jovens do Bairro do Benguí em Belém/PA”, criado por alunos do 6º semestre de Serviço Social da UFPA, ocorre nesta quinta-feira, dia 6, às 14h30. A palestra, resultado da disciplina “Oficina de Elaboração de Projetos Sociais”, visa educar e mostrar as consequências de uma gravidez indesejada para os jovens. A conversa será realizada na Igreja Assembleia de Deus, Rua Benfica, 1267, no bairro.

Debatendo as consequências familiares, escolares, psicológicas e de saúde trazidas pela gravidez na adolescência, o projeto conta com profissionais especializados. Para discutir, por meio de conteúdo audiovisual, métodos contraceptivos, a enfermeira Rayra Lobato apresentará a palestra “Gravidez na adolescência e suas prevenções”. Além disso, a assistente social Jacqueline Freire debaterá “A reflexão de uma gravidez inesperada”. Enquanto o psicólogo Max Costa Alves tratará do tema “Gravidez na adolescência: perspectivas e desafios”. Seguindo nessa temática, serão abordadas as dificuldades e os relatos de Lana Corrêa, uma mãe adolescente. O público esperado compreende tanto meninos quanto meninas, na faixa etária dos 14 aos 18 anos.

Os alunos, com o auxílio da professora doutora Vera Paracampo, organizaram o evento como parte do processo avaliativo da disciplina “Oficina de Elaboração de Projetos Sociais”. “Tínhamos a tarefa de decidir qual projeto teria viabilidade para ser executado em tempo hábil, sendo que ele teria que ter relevância social, por isso decidimos, em comum acordo, que o Projeto Gravidez na Adolescência: Uma Estratégia de Prevenção para Adolescentes do Bairro do Benguí em Belém do Pará seria o escolhido e pensado pela turma, com intuito de executarmos ações que tragam benefícios para o público-alvo”, conta a discente e participante do projeto, Josiane Mendes De Queiroz.

Josiane leva em consideração que “a adolescência é um período na vida que oportuniza o autoconhecimento, descobertas da sexualidade, vinculação afetiva, maior independência e a troca de informações e conhecimentos”. Por isso, de acordo com ela, a importância das palestras envolve muito mais que a gravidez, abrange também as importantes transformações dessa fase. “A relevância do projeto se materializa em esclarecer, informar e fazer refletir sobre as dificuldades e os desafios enfrentados pelos adolescentes nesta fase de desenvolvimento do corpo-mente”, enfatiza Josiane.

Serviço:
Local: Igreja Assembleia de Deus (Rua Benfica, entre Supermercado Yamada e São Clemente, nº 1267 bairro Benguí, Belém)
Data: 06.04.2017
Hora: das 14h30 às 18h