Escola de Teatro e Dança apresenta Nadim Nadinha contra o Rei de Fuleiro

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresenta o espetáculo teatral "Nadim Nadinha contra o Rei de Fuleiró". A temporada começa nesta quarta-feira, 5, e segue até domingo, dia 9 de abril de 2017. As apresentações ocorrem sempre em duas sessões, às 18h30 e às 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), com entrada franca.

A peça tem direção e encenação dos professores mestres Marluce Oliveira e Paulo Santana. O espetáculo é resultado do trabalho dos alunos do 2º ano dos cursos técnicos em Teatro, Figurino Cênico e de Cenografia da ETDUFPA.

Guerra fria - O espetáculo, como o próprio nome diz, gira em torno de uma verdadeira Guerra Fria entre um rei gordo, soberano e demagogo, e Nadim, que nadinha é, faz ou possui de tão grandioso assim, mas representa a unidade de um povo pobre e cativo dos poderosos.

"Não se vive um lugar: vive-se um tempo. Seria preciso fugir não de um país - de um século - porque todos os países são assim. E ninguém dura tanto", disse Nadim Nadinha, cidadão livre de um país chamado Fuleiró.

Todos os lugares em um só - Fuleiró, que é qualquer lugar ou lugar nenhum, é todos os lugares em um só. É a cidadela, comunidade ou país inteiro que vive da fuleirice de um governo vaidoso e da resistência de um povo que morre todo dia, mas nunca deixa de nascer. Soldados armados - amigos ou não-, ministros mandados e vagabundos rodeiam esse reino de todos e de ninguém.

"Por meio do riso e da poesia, da ironia crítica e da farsa, Nadim Nadinha vem falar da esperança e da resistência desse povo que somos nós! Povo que não é nadinha a não ser mais um Nadim que renasce, todos os dias, em cada esquina", concluem os diretores.

Serviço:
Apresentação do espetáculo teatral "Nadim Nadinha contra o Rei de Fuleiró"
Temporada: De 5 a 9 de abril de 2017
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém.
Ingressos: R$ 20,00 com meia entrada para estudantes

Texto:  Ana Maria Castro – Assessoria de Comunicação do ICA / UFPA