Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Evento promove intercâmbio acadêmico entre UFPA e UFAM

Trocar experiências é o objetivo do Papo Criativo sobre "Jornalismo em Rede: A experiência do Lab F5 - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)", por videoconferência, que ocorre nesta quinta-feira, 6 de abril, das 10h às 12h, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), no Campus Básico da UFPA.

 O evento é uma iniciativa dos alunos do curso de Comunicação Social da UFPA, como atividade do Laboratório de "Jornalismo Digital e Novas Mídias", ministrado pelas professoras Monique Igreja e Lorena Esteves, e realizado por meio do Projeto de pesquisa "Consumo, Identidade e Amazônia" (Consia). O bate-papo é aberto ao público.

O intercâmbio acadêmico entre a UFAM, por meio do Laboratório Experimental de Jornalismo em Rede, e a Faculdade de Comunicação da UFPA, por meio do Laboratório de Jornalismo Digital e Novas Mídias, foi pensado com base na oportunidade do rico compartilhamento de conhecimento no trabalho realizado nas duas instituições. O objetivo é fazer uma troca de experiências na busca de compreender a sociedade e de que forma as redes sociais interferem em nossas vidas.

Para a professora Monique Igreja, a atividade realizada em parceria com o Lab F5 "vai proporcionar uma rica troca de experiências sobre as pesquisas relacionadas ao ciberjornalismo, desenvolvidas na UFAM e na UFPA. Sem dúvida, será uma ótima oportunidade para estreitarmos os laços acadêmicos e ampliarmos o conhecimento sobre o estudo do jornalismo praticado em redes digitais."

Teoria e prática - Ao longo do Laboratório de Jornalismo Digital e Novas Mídias, os alunos puderam conhecer, primeiramente, na teoria, os conceitos a respeito do ciberjornalismo, por meio de aulas expositivas e palestras com convidados, como a jornalista Layse Santos, que compartilhou a sua experiência de produção para o ciberespaço no blog "Espelho Meu". Depois, aplicaram esses conceitos na prática, criando os seus próprios produtos, como blogs, sites e webdocumentários, para a avaliação final do laboratório. Para Matheus Botelho, estudante de Jornalismo, "poder aprender na prática os conceitos que estudamos em sala de aula é uma experiência enriquecedora, tanto no âmbito educacional quanto no âmbito profissional."

Fortalecimento - As representantes do Lab F5 são a jornalista e pesquisadora Jéssica Botelho e a professora da UFAM e coordenadora do laboratório, Mirna Feitoza. Para Jéssica, que atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UFAM e participa da Escola InternetLab: Para contar as histórias do futuro: jornalismo e políticas de Internet, realizado pelo Centro Independente de Pesquisa Interdisciplinar - InternetLab, poder compartilhar o caminho traçado pelo laboratório experimental, até hoje, é também uma estratégia de fortalecimento da ciência e da educação na Amazônia.

"O Lab F5 existe há alguns anos e tem uma trajetória consolidada no ensino de jornalismo em rede. Compartilhar os êxitos e o caminho que percorremos é também uma forma de incentivar outras universidades da região a se lançar no desafio de pensar o jornalismo feito pela internet e para internet, desenvolver novas possibilidades em narrativas e processos."

Histórico do Lab F5 - O Laboratório Experimental de Jornalismo em Rede da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi criado em 2011, no âmbito da disciplina de Webjornalismo, com o objetivo de ser um espaço de experimentação de novas possibilidades de produção, publicação e distribuição de conteúdo criado pelos estudantes de Jornalismo da UFAM.

Em 2013, sob orientação da professora Mirna Feitoza Pereira, o Lab F5 foi reformulado por uma nova turma e passou a ser desenvolvido em novas plataformas. Em 2014, foi premiado na categoria Produção Multimídia da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação do Intercom Norte. Em 2015, integrou o Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Amazonas, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas e coordenado pela Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da UFAM e participou do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Em 2016, participou do VI Fórum da Internet no Brasil, foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso de Jéssica Botelho e teve artigo publicado na revista Estudos do Jornalismo, da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.

O bate-papo ocorre por meio da ação extensionista "Papo Criativo", realizada pelo Projeto de pesquisa "Consumo, Identidade e Amazônia: relações de sociabilidade e interação por meio da comunicação (Consia)", que tem o intuito de promover a relação de debates e análises de conteúdos afins às pesquisas do projeto e possam contar com a participação e as trocas de experiências e percepções, tanto dos integrantes do projeto quanto do público externo.

Serviço:
Papo Criativo sobre "Jornalismo em Rede: A experiência do Lab F5 - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)", por videoconferência.
Data: Quinta-feira, 6 de abril de 2017
Horário: 10h às 12h
Local: auditório do CTIC
Mais informações acesse aqui.

Texto: Matheus Botelho Braga - Bolsista Pibic do Projeto Consia
Arte: Divulgação

Publicado em: 05.04.2017 18:00