Universidade conta com novo espaço para atividades do PAPS/SAPS

Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira, 5, no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), o espaço em que vão funcionar as atividades do Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor (PAPS) e do Serviço de Assistência Psicossocial aos Discentes (SAPS). O pró-reitor de Administração, João Cauby, representou o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, na cerimônia. Também estiveram presentes o superintendente de Assistência Estudantil, professor José Maia Bezerra Neto; Bárbara Troeira, em nome da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (DSQV/Progep); o diretor-geral do ICS, professor Mauro de Amorim Acatauassu Nunes; o coordenador do PAPS/SAPS, professor Benedito Paulo Bezerra; e servidores técnico-administrativos.

Instalações – Reformado, o espaço para a atuação conjunta do PAPS e do SAPS conta com onze salas para acolhimento aos pacientes, atendimentos psicossociais e consultas psiquiátricas. Há, ainda, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais (PNEs). “Nossos pacientes já chegam aqui adoentados. Com melhores instalações, é possível ofertar conforto aos profissionais e à população”, comentou o professor Benedito Bezerra.

“Dando continuidade à política de aprimoramento dos espaços físicos da Universidade e de melhoria dos ambientes de trabalho, a Instituição contribui para valorizar o trabalho feito pelos servidores e para conseguir o bem-estar dos seus clientes”, disse João Cauby. “Transtornos mentais são enfrentados globalmente e a UFPA cumpre o seu papel na sociedade em desenvolver ações que promovam saúde e qualidade de vida e a superação desse problema, tanto entre os servidores como entre os alunos.”

PAPS
– Desde 1998, em parceria com a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), a UFPA oferta atendimento psicológico, social e familiar aos servidores de ambas as instituições, por demanda espontânea ou por meio de encaminhamento das chefias. O programa atua de três formas: ações curativas, atividades preventivas e atividades integrativas.

As ações curativas consistem em atendimentos individuais, atendimentos grupais e/ou terapia familiar e de casal. O objetivo é ajudar o servidor a compreender as dificuldades e as angústias pelas quais passa, buscando soluções e alternativas. As atividades preventivas são executadas por meio de rodas de conversa e de oficinas de relações interpessoais. A ideia é desenvolver a capacidade de se perceber e perceber o outro. As atividades integrativas visam à aproximação de servidores de diferentes setores por meio de cafés da manhã para aniversariantes, atividades físicas, entre outras.

APS – Vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), o Serviço atende discentes da UFPA e seus familiares de até primeiro grau que vivenciam situações conflituosas e, portanto, necessitam de atendimento psicossocial. A estratégia do SAP é que, ao auxiliar o estudante a elaborar seus conflitos e angústias, sejam preservados o desempenho acadêmico e as relações interpessoais.

Para solicitar atendimento do SAPS, o estudante deve se encaminhar à Clínica de Psicologia da UFPA ou procurar diretamente o Serviço – neste caso, deve estar munido do comprovante de matrícula. O SAPS atua de maneira semelhante ao PAPS, com atividades na semana de recepção dos calouros; triagem social; grupoterapia; consulta psiquiátrica; terapia individual; terapia de casal; terapia familiar; atendimento pedagógico e apoio psicossocial à Casa do Estudante.

“Como o SAPS está inserido no Programa Estudante Saudável (PES), as ações já estão consolidadas dentro da política de assistência estudantil. Porém, com um espaço mais confortável para o desenvolvimento das atividades, há um reconhecimento do trabalho feito e abrem-se perspectivas para integrar ações e torná-las ainda mais efetivas”, afirmou o professor José Maia.

Serviço – A equipe de trabalho do PAPS/SAPS é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e técnicos-administrativos. O atendimento é feito de segunda a quinta, das 8h às 18h, no ICS (avenida Generalíssimo Deodoro, nº 1, bairro Umarizal – Belém). Telefones: (91) 3201-6862/6891. E-mails: sapssecretaria@ufpa.br ou paps@ufpa.br.

Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos