FestCom premia melhores trabalhos de comunicação
O Festival de Produção Experimental de Comunicação (FestCom) da UFPA chega em sua terceira edição. Será realizado nesta sexta, dia 7, a partir das 17h, no auditório Francisco Paulo Mendes, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC). É um dos eventos mais esperados pelos estudantes da Faculdade de Comunicação e constituiu-se em uma vitrine, para o mercado e para a sociedade, não apenas de seus trabalhos, mas também, sobretudo, de seus talentos. O festival é também a etapa local do Prêmio Expocom, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom),o qual se desdobra em mais duas etapas: regional e nacional.
Ao todo, os trabalhos inscritos para o FestCom disputam em cinco categorias (Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; Produção Transdiciplinar; Audiovisual) e contemplam diversas modalidades, cujas ementas podem ser conferidas no regulamento (acesse aqui).
Desde 2015, quando o FestCom foi idealizado pela professora doutora Elaide Martins e abraçado por professores e técnicos da Facom, os trabalhos inscritos para a etapa local passaram a ser avaliados por um júri composto por professores e profissionais da área de Comunicação, a fim de democratizar e tornar a seleção mais transparente. Com isso, o número de trabalhos vem crescendo a cada ano. Desta vez, foram 28 inscrições, concorrendo em 19 modalidades, mais do que o dobro do volume de trabalhos inscritos no ano passado. “Este número é bastante expressivo e representa o crescimento e a credibilidade do festival, que divulga e valoriza as produções experimentais de nossos alunos”, comenta a coordenadora geral do evento, professora Elaide Martins.
Premiação - Outra forma de valorizar os trabalhos são os prêmios conquistados para os vencedores. No ano passado, o aluno líder dos trabalhos com as maiores pontuações em cada uma das categorias ganhou uma viagem para o Marajó, de uma parceria entre a Facom e a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Durante a viagem, os alunos conheceram não só as belezas naturais de Soure e Salvaterra, mas também a realidade local de mulheres da ilha, mulheres remanescentes de comunidades dos quilombos, pescadoras e artesãs. E o resultado dessa parceria pode ser conferido no especial “Irenes do Marajó”.
“Foi uma experiência incrível para os nossos alunos premiados. Alguns estavam indo ao Marajó pela primeira vez, uma realidade tão próxima e, ao mesmo tempo, tão distante da nossa capital. A parceria com a Secom foi extremamente valiosa. A Secretaria colocou uma equipe para vivenciar essa experiência junto aos alunos, dando acompanhamento e orientação profissional. Tudo foi discutido e planejado em cada detalhe e as pautas foram sugeridas e escolhidas pelos próprios alunos. Uma oportunidade que marcou a trajetória acadêmica deles”, observou a coordenadora. O especial será apresentado nesta sexta-feira, durante a noite de premiação do FestCom 2017.
Momento surpresa - Neste ano, a coordenação e organização do evento firmaram novas parcerias e os novos prêmios serão anunciados no Festival, o momento surpresa e um dos mais aguardados pelos estudantes. A ansiedade também é grande para conhecer os trabalhos concorrentes, cujas equipes os apresentam durante a premiação. Todas as produções foram desenvolvidas no âmbito da faculdade durante o ano letivo de 2016, representando, principalmente, resultados de disciplinas laboratoriais.
Neste ano, foram inscritos 9 trabalhos na categoria Jornalismo, 7 em Rádio, Tv e Internet; 6 em Publicidade e Propaganda; 4 em Produção Transdiciplinar e 2 em Audiovisual, totalizando 28 trabalhos que contemplam 19 modalidades. Entre as produções experimentais dos acadêmicos, estão jornais, programas de rádio, documentários, sites, produção multimídia, design gráfico, campanhas e peças publicitárias, como jingle, spot, cartazes, dentre outros.
Os melhores trabalhos irão representar a Facom na etapa regional do Prêmio Expocom, durante o Intercom Norte, que, neste ano, ocorre de 24 a 26 de maio, em Manaus-AM. Os vencedores do regional concorrerão com trabalhos de todo o Brasil, durante o Intercom nacional, que será realizado em Curitiba, de 4 a 9 de setembro.
Experiência - A aluna Mariana Guimarães, umas das ganhadoras do FestCom 2016, afirma que a experiência foi gratificante: “Para mim, o Festcom e o Intercom estão presentes desde o meu primeiro ano na faculdade. Primeiro, vencemos a etapa local e, depois, a etapa regional, lá em Roraima, a qual foi uma experiência muito marcante, pois participar de um congresso no Norte do país foi muito interessante para podermos conhecer mais o que é produzido aqui, na nossa região”. Segundo Mariana, o FestCom é uma boa oportunidade para compartilhar os trabalhos e poder crescer com as críticas construtivas, além de saber o que está sendo produzido dentro da faculdade.
Todo este crescimento, ressalta a professora Elaide Martins, é fruto de uma construção coletiva, que conta com a participação dos professores, que doam desde livro até recursos financeiros, como também dos avaliadores, parceiros e apoiadores. “Quero agradecer a cada pessoa que vem colaborando para a realização deste evento tão especial; agradecer aos nossos apoiadores e parceiros, como a Editora UFPA, a Agência Libra Design; a Escola Marco Zero da Agência Ovelha Negra; a Escola Yesbil, voltada para Marketing, Negócios e Redes; a Aliança Francesa de Belém, como também aos avaliadores dos trabalhos, entre outros. Sem os colegas do ILC e sem nossos parceiros, o FestCom não teria o tamanho do brilho que possui.”
Texto: Daisy Feio e Everton Santos
Imagens: Divulgação
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária