CTIC presta cerca de 300 atendimentos mensais sobre vários temas

Você já perdeu sua senha do e-mail? Teve problemas em atualizar a página web hospedada nos servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA)? Não sabe como acessar os periódicos da Capes? Ou precisa de ajuda no uso dos computadores da Universidade? A Coordenadoria de Atendimento ao Usuário e a Divisão de Suporte Computacional do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) podem ajudá-lo!

Diariamente, das 8h às 18h, uma equipe multiprofissional do CTIC está à disposição de integrantes da comunidade acadêmica para ajudá-los com suas dúvidas cotidianas. A Coordenadoria de Atendimento oferece instruções sobre vários serviços, como abertura e utilização da conta de e-mail institucional e da rede sem fio, perda de login ou senha, solicitação de hospedagem de sites institucionais, agendamento de videoconferências e acesso à Federação CAFe (Comunidade Acadêmica Federada).

O chefe da Divisão de Suporte Computacional, Pedro Lira, destaca que muitas chamadas também são realizadas ao CTIC para prestação de suporte à comunidade acadêmica no uso dos computadores da Instituição. Essa Divisão conta com profissionais preparados para atender professores e técnicos da UFPA na manutenção dos sistemas e dos equipamentos da UFPA em bom funcionamento.

Pedro ressalta que nenhum setor do CTIC trabalha isoladamente. Por isso, em conjunto com a Coordenadoria de Atendimento, eles recebem e registram todos os problemas reportados pelos usuários e trabalham para dar soluções rápidas. A integração em grupo garante que toda a comunidade seja atendida da melhor maneira possível.

O atendimento presencial aos usuários visa à maior proximidade com a comunidade acadêmica. Porém a maior parte dos problemas pode ser resolvida a distância, graças ao Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA (SAGITTA), uma plataforma on-line em que os usuários podem solicitar atendimento em diversos serviços ofertados pelo CTIC. Mais de 800 atendimentos já foram realizados, este ano, na Coordenadoria de Atendimento ao usuário. A maioria dos atendimentos (85,9%) é classificada em excelente e o tempo de resposta costuma ser de 1 a 5 dias, segundo as estatísticas de atendimento do CTIC.

O coordenador do Setor de Atendimento ao Usuário, Paulo Marron de Souza, afirma que muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto ao funcionamento e à utilização da plataforma. “Por isso, a Coordenadoria de Atendimento oferece orientação mais especializada aos usuários”, revela.

Mas atenção: a responsabilidade de informar os alunos sobre os serviços oferecidos à comunidade acadêmica é de cada uma das unidades da Instituição. “Às vezes, o discente, os docentes ou os técnicos-administrativos só ficam sabendo dos serviços por terceiros. Para qualquer tipo de orientação mais técnica, eles podem se dirigir à  nossa Coordenadoria”, convida.

Serviço:
A Coordenadoria de Atendimento ao Usuário funciona no prédio do CTIC, de segunda a sexta, das 8h às 18h, inclusive no horário de almoço.
O Sagitta pode ser acessado com usuário e senha do SIGAA.

Texto: Mariana Vieira – Assessoria de Comunicação do do CTIC/UFPA
Foto: Alexandre Moraes