UFPA lança edições comemorativas aos 50 anos

O lançamento das três Edições especiais alusivas aos 50 da Universidade Federal do Pará, ocorrido durante o Salão do Livro na reunião da SBPC, encerrou as programações do mês de aniversário da instituição. Num trabalho conjunto entre Editora da UFPA, Gráfica Universitária, Oficina de criação e Faculdade de História, os volumes Histórias e Memórias, Relatos de uma trajetória e Os estatutos da UFPA consagram o esforço que a UFPA está fazendo ao longo do seu cinqüentenário para recuperar e construir sua memória.
O reitor Alex Fiúza de Mello falou que a UFPA vai incentivar, através de editais pesquisas de pós-graduação sobre temas que fazem parte das histórias da universidade (“histórias”, no plural, como ele ressaltou) que precisam ser resgatados. No Museu da universidade foi criada a sala da memória, que vai acolher todo acervo de documentos, de imagens e sons, medalhas e flâmulas que a universidade recolheu ao longo de sua trajetória.
O livro Histórias e Memórias foi organizado por Edílza Fontes, da Faculdade de História. Os textos e fotografias que compõem a obra foram levantados por meio de pesquisas nos Gabinetes dos Reitores, Atas dos Conselhos Superiores, notícias de jornais e depoimentos de alguns atores que fizeram parte “das histórias” da universidade. “Não é uma história administrativa. É uma história dos movimentos sociais que fizeram a universidade. Enquanto nós tivermos gente apaixonada pela instituição ela vai estar viva!”, encerrou Edílza Fontes.
Os outros dois volumes foram organizados pelo reitor Alex Fiúza de Mello. Em Os estatutos da UFPA, edição histórica com todos os estatutos da instituição, desde o primeiro, de 1954 até o mais recente, aprovado em 2006. Os artigos acerca de cada estatuto estão escritos pelos próprios atores desta história, os reitores Eidorfe Moreira, Haroldo Neves e o atual reitor, Alex Fiúza.
Relatos de uma trajetória é uma compilação de relatos pessoais. São vários artigos assinados por personalidades que constituíram a trajetória da universidade ao longo destes 50 anos. Segundo o reitor Alex Fiúza de Mello, “As narrativas deste livro constituem visões e depoimentos de uma história coletiva, em seus múltiplos tempos e espaços, e que se confundem com a própria trajetória desse grande empreendimento humano, que é a Universidade Federal do Pará”. O Reitor homenageou a todos os autores que estavam presentes, entregando-lhes um volume da obra.
Ainda dentro do ano alusivo ao cinqüentenário, a Biblioteca Central vai lançar, em dezembro, o resumo de todas as dissertações e teses defendidas na UFPA, sendo que a última foi defendida no último dia 2 de julho. Também há um trabalho sobre a construção do espaço físico da UFPA, com entrevistas com todos os prefeitos e acervo fotográfico levantado pela socióloga Lurdinha Rodrigues e pelo professor Manoel Neto.
“Nós somos todos apaixonados pela instituição. É essa paixão que vence as conjunturas e nos une no tempo numa história única, coletiva”, encerrou o reitor.

Texto: Augusto Rodrigues  (Assessoria de Comunicação Institucional UFPA)

Publicado em: 16.07.2007 11:43