UFPA e Universidade do Missouri estabelecem regras de intercâmbio

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho recebeu, no último dia 28 de março, representantes da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), acompanhados pela professora Eva D. Szekely, ocupante da cátedra de Belas Artes Catherine P. Middlebush (2000-2005), atualmente, diretora de Programas Internacionais da Universidade de Missouri (MU-EUA).

Durante o encontro, foi assinado um memorando de entendimento entre as duas universidades estabelecendo as regras para o intercâmbio. Membros da MU-USA visitarão a EMUFPA por períodos de 2 a 3 semanas; e membros da direção e alunos da EMUFPA participarão de Programas de Residência, de curta duração, na MU, e de estudos, por períodos de até dois semestres letivos, na Escola de Musica da MU.

Assinaram o memorando o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer), Horácio Schneider; a diretora da Escola de Música da MU, Julia Gaines, e Eva Szekely, como testemunha.

A professora Eva Szekely, da Universidade do Missouri, é solista e musicista de câmara tendo realizado concertos em toda a América do Norte, a Europa e a América do Sul. No Brasil, foi artista convidada no aclamado Festival Internacional de Música do Pará, no Festival de Música de Londrina e no Festival Internacional de Música do SESC, em Pelotas-RS, e apresentou concertos e “master classes” em todos os principais centros musicais do País. Ela foi a mais recente vencedora do Prêmio Internacional de Engajamento da Universidade de Missouri.

De acordo com a professora Eva, foi um momento histórico. “Há vinte anos,  tento concretizar esse intercâmbio com a UFPA e, até então, não havia obtido sucesso”. Os Estados de Missouri e do Pará são "irmãos" na iniciativa internacional chamada "partners of America". Essa parceria já produziu muitos frutos em décadas de existência.

Texto e foto: Divulgação Prointer

Publicado em: 06.04.2017 17:00