UFPA participa do IV Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais
Com a participação de representantes de universidades de todo o mundo, ocorreu o IV Simpósio de Insetos Aquáticos Neotropicais, em Santa Tereza, no Espírito Santo. Entre as universidades presentes, a UFPA foi enaltecida durante a conferência. Organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), pela Associação de Amigos do Museu de Biologia Professor Mello Leitão (SAMBIO) e o Laboratório de Entomologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o congresso foi de 28 a 31 de março.
O simpósio atraiu um público de estudantes, pesquisadores e profissionais da área. A palestra de abertura foi “Riverine Blues: Unveiling the American Damselfly Genus Argia the Most-Rich of the Biosphere”, com o professor doutor Rosser Garrison, do California Department of Food & Agriculture.
No dia seguinte, depois de palestras, apresentações orais e um coffe break, foi realizada a primeira mesa-redonda, “Últimas Fronteiras para o Conhecimento dos Insetos Aquáticos Neotropicais”, composta pelos doutores Rafael Boldrini, Lucas Lima e Riccardo Mugnai. Os últimos dois dias contaram com a presença de outras universidades estangeiras, houve, também, debates, encerrando o evento deste ano (veja a programação completa aqui).
Todas as palestras e mesas oferecidas pelo Simpósio, assim como os prêmios entregues, têm o objetivo de integrar e estimular os conhecimentos na área. “Em eventos desta natureza ocorre uma aproximação de alunos de graduação, mestrado e doutorado com os principais pesquisadores da área. Dessa forma existe uma efetiva troca de informações que fortalece o conhecimento da área de estudos e a formação de pessoas aproveitando a interação entre instituições de vários países”, conta o doutorando Leandro Brasil, participante e palestrante premiado do evento.
Reconhecimento - Representada por Leandro Brasil e pelo doutor Leandro Juen, a UFPA foi considerada uma das melhores instituições no estudo de insetos aquáticos. “Entre os debates da mesa-redonda, em sua palestra, o doutor Rafael Boldrini destacou que o grupo de pesquisa da UFPA ligado aos insetos aquáticos é um dos três principais grupos de pesquisa dessa área na Amazônia, com o Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA) e com a Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)”, conta Leandro.
Para o doutorando, esse comentário, além de reconhecer o trabalho de pesquisa, serve de motivação. “É muito gratificante, como colaborador deste grupo, ver que somos internacionalmente reconhecidos por excelência em pesquisa. Esse destaque serve principalmente de incentivo para os alunos de graduação e pós-graduação e de reconhecimento pelo bom trabalho feito pelos professores que lideram o Grupo de Pesquisa de Insetos Aquáticos da UFPA.”
Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária