Progep lança o Plano de Ações de Capacitação (PAC) 2017-2018

Visando ao aperfeiçoamento profissional dos servidores da UFPA, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), elaborou o Plano de Ações de Capacitações (PAC) 2017-2018. Os meios de elaboração do Plano e as ações de capacitação previstas para o biênio foram divulgados na tarde desta quinta, 6 de abril, no auditório do Capacit, no Campus Básico da UFPA.

Como funciona – O PAC é um instrumento de planejamento das ações de capacitação na Universidade, pelo qual a Instituição implementa a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto 5.707/2006. O objetivo é melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos, por meio da valorização dos servidores, buscando adequar as competências e o potencial do servidor às metas da Instituição.

O PAC 2017-2018 foi elaborado com base nos resultados obtidos pela Avaliação de Desempenho de 2016. De acordo com o pronunciamento do coordenador do Capacit, Manoel Lima, esta fase foi dividida em duas etapas: análise das médias de competências pessoais e gerenciais atribuídas aos servidores e a avaliação dos cursos mais solicitados pelas chefias na avaliação de desempenho, ambas realizadas por meio da avaliação de desempenho. Com isso, gerou-se uma lista de oficinas, cursos, minicursos e palestras em busca do desenvolvimento profissional e valorização dos servidores.

Linhas de Desenvolvimento – As capacitações do PAC estão divididas em seis Linhas de Desenvolvimento, que são: Iniciação ao Serviço Público, que visa fornecer conhecimentos básicos sobre o assunto, como a função do Estado, dos servidores públicos e das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES); Formação Geral, que oferta capacitações relacionadas com os aspectos profissionais vinculados à formulação, ao planejamento, ao controle e à execução das metas institucionais; Educação Formal, que visa fomentar ações relacionadas à educação para os servidores; Gestão, que busca preparar o servidor para exercer cargos de chefia; Inter-Relação entre Ambientes, que procura desenvolver as habilidades do servidor tendo em vista as funções exercidas em mais de um ambiente; e Específica, que visa à capacitação do servidor em relação às funções do cargo que ocupa.

Ações para 2017 – Algumas das ações já estabelecidas para o primeiro semestre de 2017 são: a Semana de Planejamento, voltada para os coordenadores e responsáveis pela Divisão de Pessoal da Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs), em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan); o Curso de Elaboração de Indicadores de Desempenho, direcionado aos gestores; a palestra Proatividade no Trabalho e o minicurso Como Planejar e Realizar Reuniões, para servidores técnico-administrativos e docentes; entre outras. Conheça as demais capacitações previstas aqui.

Lançamento – O evento de lançamento contou com a participação do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; da diretora de Desempenho e Desenvolvimento da Progep, Cleide Raiol; da pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges; do pró-reitor de Administração, João Cauby de Almeida Junior; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Angélica; e do diretor Geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Carlos Maciel. Além de gestores das Unidades Acadêmicas e Administrativas, CPGAs e agentes de capacitação (AG Capacit).

Todos os pronunciamentos institucionais ressaltaram a importância da valorização do servidor para a melhoria da Instituição, de forma a alinhar as competências individuais para a obtenção de resultados positivos para a Universidade.

Resultados – Nos anos anteriores, as capacitações obtiveram números expressivos. Em 2015, foram realizadas 1526, das quais, 122 capacitações foram feitas por docentes; 1208 por servidores técnico-administrativos e 196 por servidores externos. Em 2016, foram 242 capacitações feitas por docentes, 997 pelos servidores técnico-administrativos e 65 pelos externos, totalizando 1304 capacitações.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos