Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Webdocumentário discute inclusão e saúde dos portadores do TDAH

Compartilhar experiências de portadores do Transtorno de Defict de Atenção e Hiperatividade (TDAH), promovendo o debate sobre questões ligadas à inclusão social e à saúde mental, é o objetivo do Webdocumentário "De TDAH a Z", criado por estudantes de Jornalismo, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para acessar o conteúdo na íntegra, clique aqui.

Com um formato multimídia, a plataforma hospeda vídeos, textos e spots sobre diversos aspectos do transtorno e foi desenvolvida como trabalho de conclusão da disciplina laboratorial Jornalismo Digital e Novas Mídias, da Faculdade de Comunicação (Facom), ministrada pelas professoras Lorena Esteves e Monique Igreja.

Personagens – O webdocumentário apresenta, inicialmente, histórias compartilhadas por nove personagens. Norteado pelas histórias da estudante de Música Gabriela Di Cavalcante e do estudante de Publicidade Rodrigo Macedo, ambos da UFPA, o projeto revela experiências vivenciadas por portadores de TDAH em diversos momentos da vida, revelando as dificuldades do diagnóstico, destacando a importância do apoio familiar e do tratamento precoce.

“Este projeto se materializa do esforço de alunos que desejam mais do que um trabalho, um projeto que reverbere as necessidades e as prospecções sobre a vida de um grupo, no caso, os portadores de TDAH. É um espaço de interação. Por todos esses motivos, o "De TDAH a Z" é um projeto social”, conta Lorena Emanuele Santos, responsável pela criação artística do projeto.

A proposta é que o webdoc possua grande alcance, proporcionando à pessoas com TDAH a oportunidade de fazer parte do projeto. Os interessados em compartilhar suas experiências podem enviá-las em vídeo, áudio ou textos, por meio de comentários na plataforma, na Fanpage do webdoc ou pelo e-mail projtadh@gmail.com.

Parceria - Falar de saúde mental não é fácil, por isso o grupo buscou abordar o assunto de uma forma simples e didática, com o uso de vídeos, textos, spots, infográficos e fotos, objetivando tornar o espectador mais próximo das histórias compartilhadas.

Outra forma de promover um maior alcance do projeto, difundindo serviços, tratamentos e experiências de portadores, é a parceria realizada com o youtuber Yuri Maia, criador do Canal TDAH Descomplicado. No webdoc, Yuri compartilha momentos de sua infância, quando foi diagnosticado com o transtorno.

Especialistas - Participam, também, o doutor João Paulo, psicólogo, que no webdoc é responsável por identificar as principais características do transtorno, e o doutor Áureo DeFreitas, educador musical e coordenador da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA), que desenvolve projetos ligados à inclusão de portadores do TDAH.

Reconhecimento – O trabalho recebeu, na noite da última sexta-feira, 07 de abril, o prêmio de melhor trabalho, na categoria Jornalismo e na modalidade Produção em Jornalismo Digital, embora o que recebeu maior pontuação geral nesta mesma categoria tenha sido o trabalho "A beira do imaginário popular", de Cametá. A premiação ocorreu durante a realização do III Festival de Produção Experimental da Facom.

“É uma responsabilidade muito grande, pois sabemos da importância de  falarmos sobre um assunto pouco discutido, mas que merece ampla visibilidade. O que proporciona mais alegria é ver que ele tem um retorno social muito grande, um projeto produzido por nós, alunos de comunicação social de uma universidade pública. Independente de premiação,  a sensação já é  a de dever cumprido”, assegura Lucas Muribeca, um dos produtores.

O trabalho representará a UFPA na etapa regional da Exposição Experimental de Pesquisa em Comunicação (Expocom) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que ocorrerá em Manaus, entre os dias 24 e 26 de maio.   

Serviço 
Acesse aqui o Webdocumentário - "De TDAH a Z".
Mais informações: Perfil no Facebook e pelo e-mail do projeto: projtadh@gmail.com.

Texto: Edielson Shinohara Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google

Publicado em: 07.04.2017 18:00