UFPA abre inscrição para Mestrado em Ciência da Informação

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPA) já estão abertas e seguem até o dia 19 de abril. O curso ofertado em nível de mestrado acadêmico pela Universidade Federal do Pará é pioneiro na Região Norte do Brasil. O edital do concurso está disponível no site do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA (ICSA). Para a turma de 2017, são oferecidas dez vagas, destinadas a arquivistas, bibliotecários, museólogos e profissionais de áreas afins, como Comunicação, Computação, Administração, Tecnologia, entre outras.

As inscrições são realizadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, localizada no prédio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Campus Básico do Guamá, em Belém. O curso é interdisciplinar, vinculado às Faculdades de Arquivologia e Biblioteconomia da UFPA, com duração máxima de 24 meses.

A coordenação do curso, pelo período de 2017 a 2019, está sob responsabilidade do professor doutor Cristian Berrío-Zapata e da professora doutora Franciele Marques Redigolo como vice-coordenadora, ambos da UFPA.

Formação – O programa tem a proposta de formar e capacitar profissionais com perspectiva interdisciplinar e capacidade de reflexão crítica de teorias e práticas relacionadas à organização, à mediação e ao uso da informação, em busca de impulsionar pesquisa sobre a informação e seus sistemas, seu impacto social, técnico e tecnológico, os fenômenos que os afetam e a sua aplicação na construção e na difusão do conhecimento.

“Profissionais de distintas regiões, além do Pará, como Maranhão e Piauí, ansiavam por cursos de stricto sensu na área, mas não tinham. Esta será sua oportunidade de cumprir o sonho. Não foi fácil ter a aprovação da Capes, mas o trabalho cooperativo do corpo docente da Biblioteconomia e Arquivologia, apoiado pelo ICSA e pela UFPA, conseguiu esta conquista", relatam os professores Berrío e Redigolo.

A criação da proposta surgiu por meio do grupo de trabalho coordenado pela professora doutora Marise Teles Condurú - UFPA e integrado pelos professores doutores da UFPA Thiago Henrique Bragato Barros, Roberto Lopes dos Santos Jr, Hamilton Vieira de Oliveira, Maria Izabel Moreira Arruda e Lucivaldo Vasconcelos Barros, com o apoio dos professores doutores Franciele Marques Redigolo - UFPA, Alegria Celia Benchimol - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Cassia Cordeiro Furtado - Universidade Federal do Maranhão, (UFMA) e Cristian Berrío Zapata - UFPA.

• Serviço:
Inscrições para Processo Seletivo do PPGCI
Período: de 20 de março a 19 de abril de 2017
Local: Secretaria do PPGCI, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, Campus Básico do Guamá, em Belém.
Acesse aqui o Edital

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA