Estudantes apresentam exposição de trabalhos no Bettina Ferro

Como forma de cumprir avaliação da disciplina de Neuro-Histologia e Neuro-Embriologia, dentro do módulo Neuro-Sensorial do Bacharelado em Medicina, a professora doutora Ieda Guedes trouxe para o hall de entrada do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), na tarde do último dia 7, a 9ª versão da exposição de trabalhos acadêmicos. A atividade faz parte também do planejamento do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina-Enfermagem.

O objetivo dessa avaliação, segundo a professora Ieda Guedes, é fazer os estudantes verem a lógica de estudar embriologia para entender algumas patologias que, em sua maioria, são más formações definidas, muitas vezes, ainda no processo embrionário. Além de fazer com que o estudante de Medicina veja necessidade de estudar embriologia, essa avaliação gera conhecimento para todos que estão no ambiente hospitalar.

A professora Ana Yokoyama, chefe do Setor de Ensino do Complexo Hospitalar da UFPA, ao qual o Bettina pertence, reforçou a importância de atividades, pois contribui para o tripé ensino, pesquisa e extensão.

O trabalho é realizado por 75 alunos das turmas A e B de Medicina da UFPA, que estão no segundo semestre. Foram formados 14 grupos e cada um deles ficou responsável para analisar três patologias.

Segundo a aluna Keya Weekes, a experiência traz para formação do discente de Medicina a possibilidade de aprofundar o estudo sobre várias doenças. "Essas doenças, na maioria dos casos, são muito raras e difíceis de encontrar em meio hospitalar tradicional."

O estudante Gabriel Perdigão colocou que, além de tudo, essas doenças carecem de um estudo epidemiológico mais profundo. "Trazer esse tipo de trabalho para a comunidade hospitalar (usuários e profissionais) do Bettina é gerar conhecimento para todos."

Texto e foto: Silvia Geise - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA

Publicado em: 10.04.2017 17:45