Começam os preparativos para o Trote Solidário O Papel do Calouro

Neste ano, a Semana do Calouro, que ocorrerá de 17 a 20 de abril, traz uma pergunta: “Políticas Universitárias de Humanização: Qual o meu papel”? Essa é uma questão que o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” vem ajudando a responder desde a sua primeira edição, em 2012. Quem dele participa passa a refletir sobre uma diversidade de significados que esse tema remete: o seu papel como aluno da UFPA, como cidadão e coadjuvante de transformações sociais e ambientais significativas. Com a doação do papel, ajuda a aumentar a renda das cooperativas de catadores e a diminuir o volume de resíduos sólidos que serão levados à sua destinação final.

De 2012 a 2016, o Trote já arrecadou um total de 5.448,3 Kg de papel. Continua firme no propósito de atingir seus objetivos iniciais, que é servir como exemplo de destinação adequada dos resíduos sólidos gerados pela população. Esse é um problema global, e o interesse que o trote desperta comprova a necessidade de um profundo debate em torno do papel da própria Universidade Federal do Pará (UFPA), da sua comunidade, do cidadão e do Estado sobre a questão.

Apoio da Proplan - Pelo segundo ano consecutivo, o Trote recebe o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) que viu nesta ação uma importante oportunidade para divulgar aspectos socioambientais contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, ao mesmo tempo, contemplar o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS).

Para a pró-reitora de Planejamento, Raquel Trindade, “a inserção de critérios para a sustentabilidade nas universidades públicas é um caminho sem volta, pois envolve a responsabilidade com a formação cidadã dos novos alunos, com a destinação de todo o material arrecadado para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, evitando que todo esse papel fosse jogado no lixo.”

O crescente interesse na participação – Na 6ª edição do Trote, cresceu o interesse de participação pelos veteranos em trabalhar como voluntários, pois, na opinião da grande maioria, na integração com os calouros e outros veteranos, criam-se vínculos e novas amizades. Além de representar uma profunda satisfação em poder contribuir, é uma oportunidade única e um privilégio que motiva a vontade de colaborar.

A ex-aluna do curso de Engenharia Sanitária, e agora da Pós-graduação em Ciências Ambientais, Cássila Simão, trabalhou nas três últimas edições e faz questão de continuar como voluntária, tamanha a identificação com o Trote.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Lúcia Almeida, esta ação socioambiental vem se tornando para todos os envolvidos da comunidade universitária e para a sociedade em geral, uma grande oportunidade de se fazer algo pelo Planeta e que está ao alcance de todos. “É um gesto simples, mas de uma grande nobreza de sentimento de solidariedade para com o outro”, pontuou.

Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro” faz parte da programação da Semana do Calouro 2017, que também conta com o evento “Empreendedorismo: Curta essa ideia”, promovido pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), o qual busca revelar características empreendedoras nos calouros e orientá-los a respeito das oportunidades de formação empreendedora que podem ser encontradas dentro da Universidade. Além disso, serão realizadas aulas magnas dirigidas para cada área específica do conhecimento.

Trote vem sendo, assim, mais uma estratégia na acolhida dos calouros - As atividades vão além da simples doação de papel e estendem-se à coleta de dados da pesagem do material e da aplicação de um questionário, que visa revelar o perfil do conhecimento socioambiental dos novos alunos. Também faz parte da programação do trote, a participação dos alunos voluntários nas orientações acadêmicas nas faculdades, divulgando e informando a importância da participação.

Tais atividades pretendem auxiliar na ampliação da capacidade perceptiva e reflexiva no contexto socioambiental da atualidade, imprescindível para uma formação profissional e cidadã. De acordo com a Coordenação do projeto, o poder transformador desta ação começa quando cada um dos calouros entrega o papel que foi separado ainda em suas casas.

“Ele passa de um simples expectador para a condição de agente transformador de uma difícil situação social vivida pelos catadores e pelas catadoras de materiais recicláveis. Possibilita, assim, aos novos alunos um exercício de cidadania e o envolvimento com as cooperativas de materiais recicláveis atendidas pela UFPA, por meio do Programa Coleta Seletiva Solidária. É a responsabilidade socioambiental dos alunos que estão ingressando na UFPA, marcando a sua chegada e mostrando à sociedade qual é o papel do calouro da UFPA”, observa Lúcia Almeida.

Parceria com o Projeto Arca da Leitura – Neste ano, a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) será parceira do Trote, por meio do  Projeto Arca da Leitura, o qual vem mudando a vida de detentos no cárcere. Iniciado em 2012, com duas unidades prisionais – Centros de Recuperação I e II, em Santa Isabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém –hoje, conta com 22 bibliotecas móveis na capital e em presídios de dez municípios do interior do Estado.

• Serviço:
Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro na UFPA”
No período da Semana do Calouro, de 17 a 20 de abril.
Horário: das 9h às12h
Local: Caminhão da Coleta Seletiva Solidária, que estará estacionado ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).
As doações também poderão ser feitas após esse período. Nesse caso, o material poderá ser levado ao Depósito da Coleta Seletiva ou aos 30 Locais de Entrega Voluntária (LEV), que estarão distribuídos pela Cidade Universitária.
Mais informações: (91) 3201.7370 – 98866.1482 ou coletaseletiva@ufpa.br.

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos e arte: Divulgação / Projeto