Propesp debate como revistas e congressos falsos enganam pesquisadores
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA realizou, nesta terça, 11, a palestra “Revistas, livros e congressos predatórios e seus prejuízos à pesquisa e à pós-graduação”. Com o objetivo de prevenir e apontar como revistas e congressos falsos podem enganar pesquisadores, o professor doutor Ronaldo Oliveira - coordenador de Ensino e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia - debateu o assunto. O encontro foi realizado no Auditório Benedito Nunes, no Campus Guamá da UFPA.
O palestrante iniciou o bate-papo abordando a necessidade de publicar artigos e como isso facilita as estratégias de periódicos falsos. A partir daí, o professor exemplificou como e por que as “revistas predatórias” tentam enganar pesquisadores para publicar seus estudos a custo de uma taxa de publicação. Ele ressaltou que também existem supostos congressos e editoras que enviam e-mails na tentativa de iludir estudiosos, desde graduandos a doutores. Em seguida, apontou as consequências de acreditar nestas revistas “Elas tentam, de uma forma dupla, atingir credibilidade, atraindo você como pesquisador ou pesquisadora, e tiram um dinheirinho, que, devido à quantidade, é um dinheiro bom”, conta o professor.
Além disso, o professor Ronaldo deu conselhos para perceber a mentira e abriu espaço para perguntas do público. “O mais importante é entender que o processo de publicação de um artigo de qualidade, em revistas de qualidade, de impacto, não é um processo simples. Não é um processo trivial, rápido. Todas as promessas de rapidez, de atalhos, para você publicar seu artigo mais facilmente têm de ser questionadas. Porque a pesquisa exige rigor. A publicação de um artigo é um trabalho rigoroso, com muito critério. Então o grande conselho, eu diria, é: entender que o processo de publicação de um artigo não é simples e não há atalhos”, aconselha.
Importância - “Nós estamos tendo uma pressão tão grande por publicar os nossos dados e divulgar nossos achados, que essa busca incessante pela publicação pode nos levar a cair numa revista de baixa credibilidade”, relata o coordenador. Por isso, para ele, a grande importância da palestra é fazer o público entender as ameaças e os prejuízos que as falsas revistas trazem à pesquisa e à pós-graduação.
Objetivo - O professor Ronaldo, que já fez outras palestras na UFPA, afirma que o objetivo da palestra é expor ao público essas estratégias predatórias, e isso foi alcançado. “É conscientizar as pessoas que existem estratégias predatórias por aí afora. Armadilhas que podem levar nossos pesquisadores e nossos estudantes a cair e acabar cedendo a esses assédios. Eu acho que é esta a questão: conscientizar o pessoal. E eu acho que a gente atinge falando sobre isso.”
Público-alvo - O evento, aberto ao público, contou com a presença de doutores, mestrandos e graduandos de diversas universidades do Pará. David Williams, aluno de Direito da Universidade da Amazônia (UNAMA), diz que aprendeu muito com a palestra. “Eu achei a palestra muito interessante, muito enriquecedora. Apesar de estar começando agora o curso de Direito, já é muito importante saber dessas atividades predatórias que algumas ‘pseudo- revistas’ realizam. Eu, que estou começando agora na vida acadêmica, quando for produzir um artigo ou algo parecido, já posso ficar bem atento para não cair nessas ‘malhas finas’”.
Propesp - Para a professora Iracilda Sampaio, diretora da Propesp, é dever da Pró-Reitoria de Pesquisa conscientizar seus alunos sobre os perigos de periódicos falsos. “Nós precisamos informar nossos alunos e professores que participam de programas de pós-graduação, porque a publicação científica é uma referência na qualidade dos programas. Então, como é uma situação que você pode, acidentalmente, cair nessa armadilha - como ele falou na palestra -, a nossa ideia é informar o máximo possível. Informar para que as pessoas não cometam esse deslize de publicar em revistas que não são importantes.”
Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária