Programa de estágio oferta visita à Câmara Federal

Quer conhecer e ver de perto tudo que ocorre na Câmara dos Deputados? Pois, entre os dias 24 e 28, a oportunidade de visitar e participar das discussões da Câmara será aberta a todos os universitários do País. O Programa Estágio-Visita de Curta Duração, administrado pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR), visa aproximar os estudantes de ensino superior da política brasileira. Oferecido pela Câmara, o estágio garante alimentação, hospedagem e transporte, assim o discente só paga sua ida a Brasília.

Inscrições - Todo mês - exceto janeiro e fevereiro - a Câmara abre as inscrições para o mês seguinte (leia mais aqui). Para participar, é preciso contatar o gabinete do deputado federal do seu Estado e solicitar uma indicação. Quando a indicação for confirmada, o aluno deverá enviar ao gabinete, via e-mail, as seguintes informações: nome completo, CPF, RG e órgão emissor, e-mail, telefone residencial e celular com DDD, endereço, cidade e Estado, CEP, nomes do pai e da mãe, instituição de ensino, curso, semestre que está cursando, se possui alguma necessidade especial ou restrição médica.

Juntamente com essas informações, o estudante necessita encaminhar comprovante de matrícula atualizado, cópia da identidade e do CPF. Assim como uma autodeclaração de saúde preenchida e assinada, de acordo com o modelo.  Quando este e-mail for recebido, o gabinete será encarregado de fazer a inscrição do aluno. Quando esse processo estiver completo e confirmado, o aluno receberá um e-mail ou ligação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento - Cefor, da Câmara dos Deputados.

Exercício da democracia e cidadania - Desde 2003, o programa oferece aos jovens a possibilidade de conhecer melhor o funcionamento da Câmara. Assim, mostra o cotidiano dos parlamentares e a forma como atuam na Câmara. Além disso, acompanha o desenvolvimento de dos debates relevantes para o Brasil. Desse modo, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração visa estimular e exercitar, cada vez mais, a democracia e o a cidadania nos estudantes.

Como funciona? - Por semestre, um deputado pode indicar até dois universitários para o programa. Assim, esses estudantes terão a oportunidade de estar entre os 70 alunos aprovados pelos cinco dias do programa. Os participantes serão hospedados, a partir das 12h do domingo até às 9h do sábado, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A alimentação dos discentes inclui café da manhã, almoço e jantar. No entanto, na sexta-feira, não é oferecido jantar, assim como, nos fins de semana, também não serão oferecidas refeições.

Cada aluno escolhido só pode participar do programa uma vez e, caso falte às atividades oferecias, será reprovado e não poderá tentar outra vez. Em casos de desistência, é preciso avisar com dois dias úteis de antecedência. Desse modo, o participante poderá receber uma nova indicação do mesmo parlamentar ou de outro parlamentar - respeitado o limite de indicações por deputado.

UFPA na Câmara - A visita de março discutiu temas como Democracia, Participação Popular, Reforma Política, Movimentos Sociais e Reforma da Previdência. Nessa edição, um dos estudantes visitantes, e único paraense, foi Felipe Costa, discente de Direito da UFPA e diretor Executivo do Centro Acadêmico de Direito (CADEL).

“É uma experiência que transformou as visões que tenho como cidadão. Além disso, pude conhecer os parlamentares paraenses e acompanhei parte da atuação desenvolvida em comissões ou mesmo nas votações em Plenárias. Participei de duas interações gravadas, em que em ambas fiz questionamentos aos deputados”, conta Felipe.

Mais informações pelo site ou pelos telefones (61) 3216-7677/ 3216-7673

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA