Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

ITEC e Marinha inauguram oficina de robótica

O Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC/UFPA) realizou, na última quarta-feira, 12, a inauguração da oficina de robótica educacional “Engenheiros do Futuro”, em colaboração com o IV Distrito Naval da Marinha do Brasil. O evento, que ocorreu no Clube Veleiro naBase Naval de Belém, apresentou o novo projeto que busca despertar o interesse dos estudantes do ensino fundamental da rede pública pelas áreas de ciência e tecnologia.

Na inauguração das instalações do projeto estavam presentes o comandante do IV Distrito Naval, vice-almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva; o chefe do Estado Maior do IV Distrito Naval, capitão de mar-e-guerra Francisco Dantas de Almeida Filho; a tenente ShimeniMouri Barata; e a diretora das Voluntárias Cisne Branco, Mara Teresa Couto Silva.

Para ocoordenador da oficina de robótica,professor Antônio Pereira, o projeto visa estimular a criatividade dos jovens estudantes por meio da robótica e despertar vocações para a área tecnológica, vital para o desenvolvimento do país. “Oferecemos para os estudantes, ferramentas imprescindíveis para seu crescimento pessoal e acadêmico, interferindo positivamente no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais e estimulando a solução criativa de problemas”, declara o professor.

Parceria - A oficina de robótica educacional Engenheiros do Futuro será toda realizada por meio de uma parceria entre UFPA e a Marinha do Brasil. A Universidade oferece os recursos humanos necessários para execução do projeto, e a Marinha contribui com elementos logísticos e estruturais necessários para a oficina.

O projeto - A oficina de robótica educacional Engenheiros do Futuro é um projeto de extensão do ITEC e conta com a participação de oito alunos de graduação. A oficina oferece curso de iniciação à robótica e desenvolvimento de tecnologia, voltado para alunos do ensino fundamental da rede pública. Participam do projeto, além do professor Antônio Pereira, os professores Antônio da Silva Silveira, Valquíria Gusmão Macedo, Antônio José de Barros Neto, a tenente Gabriela Neuber, e o diretor do FabLab Belém, Thiago Kunz.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação

Publicado em: 13.04.2017 17:55