Tudo pronto! Semana do Calouro 2017 começa nesta segunda-feira, 17

Nesta segunda-feira, 17, inicia-se mais uma edição da Semana do Calouro da Universidade Federal do Pará (UFPA). Até quinta-feira, 20 de abril, a Instituição espera os 8 mil candidatos aprovados nos processos seletivos realizados no ano passado. E, de acordo com a comissão organizadora do evento, a programação  inclui quatro aulas magnas e orientações sobre oportunidades de bolsas e auxílios para os novos universitários.

A programação começará  às 8h, com o credenciamento dos estudantes no hall do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), localizado no Campus Básico da UFPA. A partir das 9h, o reitor Emmanuel Tourinho e os pró-reitores da Universidade conversam com os estudantes para lhes dar as boas-vindas.

Oportunidades para os calouros serão apresentadas - Em seguida, os estudantes vão receber informações sobre as oportunidades a que poderão ter acesso na Universidade. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) falará sobre as opções de mobilidade nacional e bolsas de monitoria. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) apresentará o Programa de Iniciação Científica da UFPA (Pibic), o qual oferta centenas de bolsas anuais. A partir das 9h35, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) irá explicar as oportunidades de intercâmbio internacional.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) explicará, também, o funcionamento dos programas e dos projetos que são mantidos e as oportunidades de bolsas de que dispõem. Logo depois, a Superintendência de Assistência Estudantil (SAE) irá detalhar a política da Universidade para apoiar a permanência dos alunos na Instituição, os atendimentos oferecidos aos estudantes e como ter acesso aos auxílios do Programa Bolsa Permanência. Às 10h, os alunos conhecerão o sistema de bibliotecas da UFPA e, logo após, iniciam-se as aulas magnas, que variam a cada dia, conforme a área do conhecimento.

Aulas magnas por área do conhecimento - No dia 17, o professor Luís Carlos Crispino ministra a aula magna "Dos pássaros planadores ao dirigível: Júlio Cezar Ribeiro de Souza e realização da Navegação Aérea" para os alunos dos cursos de Matemática, Física, Química Industrial, Química, Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Estatística, Ciências Naturais, Geologia, Oceanografia, Geofísica, Meteorologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência e Tecnologia, Geoprocessamento; e das Engenharias: Agrônoma, Civil, de Alimentos, de Materiais, Mecânica, Sanitária, Elétrica, Computação, Telecomunicações, Naval, Química, Ferroviária e Logística, Biomédica, Industrial e de Pesca e Florestal.

No dia 18, a aula magna será ministrada pelo professor Ernani Chaves, sobre “Sexualidade e Verdade em Michel Foucault”, para os calouros de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Turismo, Filosofia, Ciência Sociais, História, Geografia e Psicologia.

Navegação aérea, sexualidade, saúde no Marajó e “caminhos” - Na quarta-feira, dia 19 de abril, os alunos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Farmácia e Nutrição assistirão à aula magna sobre “Síndrome metabólica e fatores de risco para doenças cardiovasculares no arquipélago do Marajó: um problema de saúde pública”, ministrada pelo professor Ricardo Vieira.

Por fim, no dia 20 de abril, o professor João de Jesus Paes Loureiro fala sobre “Caminhos, encruzilhadas, sonho e realidade” para os alunos dos cursos de Artes Visuais; Música; Dança; Teatro; Cinema; Museologia; Tecnologia em Produção Multimídia; Pedagogia: Educação Física; Educação em Ciências, Matemática e Linguagens; Letras – Língua Portuguesa; Letras – Língua Francesa; Letras – Língua Espanhola; Letras – Língua Alemã; Letras – Libras e Português; Comunicação Social – Jornalismo e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Serviço:
Semana do Calouro da UFPA 2017
Realização: 17 a 20 de abril, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).
Confira aqui a programação completa, incluindo os eventos paralelos à programação.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT / Ascom