Iniciativa deve beneficiar estudantes, técnicos e professores da Universidade

Três editais do Programa de Apoio (Proap) da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) foram lançados nesta segunda-feira. São R$ 400 mil em apoio para bolsas e outros incentivos financeiros. Esse apoio vai beneficiar alunos, técnicos e professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) – em atividades voltadas a ensino,pesquisa e extensão. Os editais estão disponíveis no site www.fadesp.org.br.  Desde 2005, com o Proap, a fundação investiu mais de R$ 2,5 milhões na Universidade.
   A submissão de projetos ao Proap já começou. Os candidatos ao apoio para profissional técnico especializado podem se inscrever ao processo de seleção até o dia 3 de agosto. O edital autoriza o custeio destes profissionais em laboratórios de pesquisa da UFPA. Será concedido, no máximo, um apoio para cada laboratório da Universidade. valor das bolsas varia de R$ 483,00 a R$ 1,5 mil, dependendo da formação profissional. Para este projeto, serão destinados R$ 200 mil.
   O financiamento para realização de eventos científicos, tecnológicos, artísticos e culturais na UFPA serão aceitos até o dia 17 de agosto. Para esta modalidade, serão destinados R$ 100 mil. Solicitações de apoio à participação e estadia em eventos, por alunos e professores da Universidade, em programações no Brasil ou exterior, podem ser feitas até 45 dias de antecedência. O prazo mínimo de concessão do apoio é de 15 dias antes do início do evento. <<Essas determinações democratizam o acesso de alunos, técnicos e professores ao programa de apoio. A iniciativa garante transparência às ações de apoio financeiro à UFPA>>, comenta o diretor executivo da Fadesp, João Guerreiro. O pós-doutor pela universidade de Oxford e professor do departamento de Ciências Biológicas da Universidade, conhece a necessidade do apoio à pesquisa e ao ensino. <<Essa é a função da Fadesp>>, acrescenta ressaltando um dos objetivos da fundação, sem fins lucrativos, criada há 30 anos para auxiliar o fortalecimento de instituições de ensino, pesquisa e extensão na Amazônia.

Assessoria de Comunicação da FADESP
Publicado em: 17.07.2007 17:29