Orquesta Altino Pimenta apresenta-se no Theatro da Paz, nesta quarta, 19

A Orquestra Sinfônica Altino Pimenta da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa/UFPA) abre, nesta quarta-feira, dia 19 de abril, às 20h, a temporada 2017 com uma apresentação gratuita no Theatro da Paz. No repertório, músicas eruditas que são familiares ao grande público. A entrada é franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro no dia da apresentação, a partir das 9h da manhã.

O evento inclui a abertura da Ópera O Guarani, de Carlos Gomes; algumas danças do Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky; o primeiro movimento da Sinfonia Inacabada de Schubert e a 8ª Sinfonia de Dvorák completa. E, embora seus nomes pareçam desconhecidos, a melodia e os ritmos únicos de cada uma dessas obras estão entre as mais conhecidas da maioria das pessoas, por suas referências no cinema, no rádio e na televisão.

Mais próximos de nós - A divulgação da música clássica é o principal objetivo desta temporada da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta da UFPA. “O repertório orquestral ainda permanece distante da realidade da maioria das pessoas, que o considera como algo difícil, longíquo e fora do seu cotidiano, embora, às vezes, eles permaneçam mais próximos e nos sejam mais familiares do que se imagina, já que todos crescemos ouvindo parte dessas obras, por exemplo, em desenhos animados!”, conta a produtora da orquestra, Audrei Alencar.

Em 2017, a Orquestra também prevê apresentações destas e de outras obras em cidades fora da Região Metropolitana de Belém, nos municípios onde a UFPA possui campi, facilitando a popularização da música erudita.

E além de oferecer entretenimento ao grande público, a execução dessas peças ajuda os músicos formados pela Universidade a dominarem esse importante repertório, contribuindo para a formação de jovens que estão entrando no mercado de trabalho.

Orquestra da UFPA - Fundada em 2011, a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta recebeu esse nome em homenagem ao músico paraense Altino Pimenta, que enriqueceu o cenário musical do Pará com suas composições. Atualmente, ela conta com 70 músicos entre alunos da Instituição e alguns convidados e dedica-se não somente em fazer concertos dos clássicos universais como também em dar destaque para a produção musical paraense.

Entre as suas principais apresentações, estão a montagem experimental da Ópera Don Pasquale (de Gaettano Donizetti); a participação no Festival Música na Estrada 2015 e 2016 em Belém e em Macapá; a produção da Ópera La Traviata (de Giuseppe Verdi) e a realização do Ciclo Beethoven, com apresentações de todas as nove sinfonias completas deste compositor, exibidas ao longo do ano de 2016. Tem como regente titular o maestro Miguel Campos Neto, que, desde a sua fundação, desenvolve o trabalho da orquestra.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 18.04.2017 18:00