Clínica de Psicologia realiza curso sobre a origem do ressentimento

O Projeto de extensão "Clínica de Psicologia: Um olhar em atenção à saúde do estudante da UFPA" realiza, nesta quarta-feira, 19, e na quinta, 20 de abril, o minicurso “Ressentimento: vitimização e cultivo do sofrimento. Qual a origem do ressentimento? Qual é seu mal? Como superá-lo?”. Com o intuito de analisar profundamente questões humanas e suas consequências, o curso será ministrado pelo professor doutor André Martins, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento, aberto ao público, começa às 15h da quarta-feira (19), no auditório do Instituto de Ciência da Arte (ICA). As inscrições serão realizadas no dia e no local do minicurso.

No primeiro dia, a palestra ocorre das 15h às 18h. Enquanto no segundo dia, 20, o minicurso será realizado pela manhã, das 9h30 às 12h. De acordo com o coordenador da Clínica de Psicologia, professor doutor André Barretto, o palestrante “é um estudioso da obra de Winnicott, um autor que desvendou o papel das primeiras interações do bebê com sua mãe ou cuidadora para seu desenvolvimento emocional”. Por isso as aulas explicarão a forma como esses sentimentos afetam a mente humana, diferenciando, principalmente, mágoa de ressentimento.

O curso, conforme o professor, visa “instigar os participantes a pensar sobre as implicações desse sentimento [ressentimento] sobre a dinâmica psíquica do sujeito”.  Para ele, o minicurso é importante por “criar mais um espaço acadêmico de reflexão sobre temas de interesse da clínica psicanalítica e contribuir para a formação de estudantes envolvidos na área da saúde mental”. Assim as expectativas do professor são voltadas para a continuidade do pensamento crítico na área. “Que este momento de reflexão se desdobre em novos interesses de estudo e pesquisa”, almeja o coordenador.

Clínica de Psicologia - Criada em 1978, a Clínica de Psicologia da UFPA promove diversos projetos e atividades abertos ao público. Todos compostos e coordenados por professores da Universidade. Entre esses programas, existe o Projeto de extensão "Clínica de Psicologia:Um olhar em atenção à saúde do estudante da UFPA".

“O projeto tem como objetivo implantar ações que favoreçam a reflexão do aluno sobre a prática clínica, o nível de consciência e compromisso com seu papel social, bem como prestar serviços voltados à prevenção, manutenção e recuperação da saúde psicológica dos estudantes da UFPA e seus familiares, principalmente, aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, explica o professor André Barretto.

Para alcançar essa meta, o programa conta com uma equipe multidisciplinar de psicólogos, estagiários de Psicologia e de Serviço Social, assistentes sociais e um médico psiquiatra. O projeto, apoiado pela Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA, funciona gratuitamente durante o ano inteiro.

Serviço:
Minicurso “Ressentimento: vitimização e cultivo do sofrimento”
Data: 19 e 20 de abril
Hora: das 15h às 18h e das 9h às 12h