Parfor reúne coordenadores locais de 50 polos de formação

A coordenação geral do Parfor UFPA realiza, nesta quarta, 19, e na quinta-feira, 20, o V Encontro de Coordenadores Locais, na Reitoria do Campus Guamá, em Belém. O objetivo é orientar e alinhar os procedimentos administrativos e acadêmicos junto aos servidores municipais que serão os representantes da Universidade no auxílio às atividades de formação nos municípios onde há polo do Parfor.

Atualmente, o Parfor UFPA está presente em 50 polos no Estado e, em cada um deles, há um coordenador local, servidor da Secretaria Municipal de Educação que faz a ponte entre as demandas dos professores em formação – alunos do Parfor - junto às prefeituras e à Universidade. Os coordenadores são nomeados pelo município e recebem uma bolsa auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) do governo federal para exercer a função nesse processo.

"A ideia da reunião dos coordenadores locais nesse período, em Belém, é introduzir esses novos servidores municipais na dinâmica e lógica do trabalho acadêmico e administrativo que é correspondente a essa função na Universidade Federal do Pará. Desse modo, eles passam a conhecer os trâmites acadêmicos e os procedimentos que a Universidade precisa observar quando oferece as licenciaturas aos professores da Educação Básica", explica a coordenadora adjunta do Parfor UFPA e coordenadora do evento, professora doutora Josenilda Maués.

Além de orientar os novos coordenadores que chegam ao Parfor, a coordenação também fará uma homenagem aos antigos coordenadores, que contribuíram, de forma ímpar, nos anos iniciais do projeto, em seus municípios.

"Considerando já os oito anos de atividade do Parfor na UFPA, nós já temos um conjunto de pessoas que contribuiu com o desenvolvimento das atividades e, agora, quando há mudança do poder público municipal, deixam a função de coordenador local. Então, neste 5° Encontro, ao mesmo tempo em que estaremos recepcionando os novos que passam a colaborar, estaremos prestando agradecimento e homenagem  aos que estiveram conosco nos últimos anos", afirma ainda a professora Josenilda Maués.

Programação - A abertura do evento será nesta quarta-feira, 19, às 9h, no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores (SEGE) da UFPA, com a palestra "O Parfor/UFPA: quadro atual e perspectivas", pelo coordenador Geral do Parfor UFPA, professor doutor Márcio Nascimento. O restante da programação ocorrerá no auditório da Pró-Reitoria de Administração (Proad).

Texto: Thais Rezende - Ascom/Parfor
Foto: Arquivo / Ascom-UFPA