Progep realiza oficina de planejamento e capacitação de unidades

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), realizou a oficina de Planejamento da Execução da Capacitação das Unidades, com o objetivo de apresentar uma proposta de metodologia de planejamento para as unidades que optaram pela utilização de recursos de capacitação, tendo como base o Plano de Ações de Capacitação de 2017-2018. O evento ocorreu nesta terça-feira, 18 de abril.

Objetivo – A oficina foi ministrada pelo servidor Cleonildo Lobato Nahum, assessor da Progep. A proposta foi apresentar ferramentas para que os representantes das unidades pudessem realizar um planejamento de ações de capacitação que atendesse tanto às necessidades particulares de suas unidades quanto às metas da Universidade.

“A proposta da atual gestão da UFPA é democratizar as capacitações. Então a oficina tem foco nisso, nós pretendemos levar conhecimento às unidades para que elas possam planejar e executar os seus recursos de capacitação de forma a assegurar o alcance das metas físicas e financeiras da Universidade”, explica o assessor.

Proposta – A metodologia apresentada na oficina envolveu inicialmente a identificação, por cada unidade, dos cursos indicados em seu relatório da Avaliação de Desempenho, além da definição de quais desses cursos seriam os mais importantes para o alcance dos objetivos da unidade.

Essa avaliação pode ser feita de acordo com as demandas de cada curso e auxílio da Matriz GUT, que analisa a Gravidade, dano sofrido pela unidade caso o curso não seja realizado; Urgência, necessidade de realizá-lo em curto prazo; e Tendência, aumento das dificuldades com a não realização do curso.

A orientação dada na oficina é que, após eleger as ações prioritárias, é preciso orçá-las de acordo com o limite estabelecido na Diretriz Orçamentária da UFPA, a fim de obter a meta física (quantidade total de capacitações) e orçamentária (custo total das capacitações). De posse desses dados, a unidade pode decidir quais ações serão realizadas considerando seu próprio limite de orçamento e, com isso, encaminhar a proposta para a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Aplicação – Pela manhã, Cleonildo Nahum também explicou como funciona a metodologia de planejamento da UFPA, realizada pela Progep, que culmina com o lançamento do Plano de Ações de Capacitação da UFPA-PAC.

Pela tarde, foi feita uma atividade prática com os representantes das unidades, com a utilização das ferramentas apresentadas na primeira parte do curso. Como desdobramento, eles foram orientados a enviar para a Progep, até o dia 19 de maio, a planilha preenchida com as informações do planejamento de 2017 das ações de capacitação, especificando a meta física e financeira de cada evento. O preenchimento da planilha vai auxiliar os gestores das unidades em suas decisões gerenciais, garante o ministrante.

Uniformização – Nos anos anteriores, não havia uma metodologia pré-definida para o planejamento dessas ações. Dessa forma, cada unidade utilizava seus próprios métodos. Cleonildo Nahum afirma que a proposta é, justamente, unificar essas metodologias. “Como o Programa da Capacitação Qualificação e Requalificação do Servidor Público Federal trata de um programa único, em que se deve prestar informações a órgãos internos e externos dessas ações, em nível nacional, há a necessidade de se padronizar a metodologia para que as metas físicas e financeiras sejam planejadas da mesma forma”, reforça.

Para a participante da oficina Floriana Aguiar Batista, coordenadora de Planejamento, Gestão e Avaliação do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), esse alinhamento coopera para o melhor crescimento e desenvolvimento da UFPA.

“Acho que essas ações são de extrema importância, pois não só facilita a interlocução e a aproximação entre as unidades, mas também permite esclarecer as diretrizes que a Progep utiliza. Acho que esse diálogo das unidades com a Progep, a Proplan e a Proad são importantes para que todos – servidor, unidade e instituição – alcancem seus objetivos”, relata a coordenadora.

A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal em exercício, Cleide Raiol, afirma que este é mais um importante evento promovido pela Progep para prestar orientações aos gestores, com vista a assegurar a efetividade dos gastos com capacitação da Universidade.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes