Estudante do PPGCom recebe indicação ao Prêmio Compós 2017

A dissertação de Otoniel Oliveira, mestrando do Programa de Pós-Garduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), recebeu indicação para concorrer ao Prêmio COMPÓS de Teses e Dissertações 2017. O trabalho, que tem como tema Etnografia em quadrinhos: Subjetividades e escrita de si Tembé-Tenetehara, buscou evidenciar a relevância dos temas e dos sujeitos da Amazônia como objetos de estudos acadêmicos.

O resultado do prêmio será divulgado nas próximas semanas e, de acordo com Otoniel, a dissertação tem boas possibilidades de vencer. “Acredito muito no tema. Uma parte da dissertação foi escrita em desenhos de quadrinhos e acho relevante a abordagem dos quadrinhos”, declara.

Participante do Grupo de Estudo Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (GEDAI), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA), Otoniel já havia realizado estudos sobre a sociedade Tembé-Tenetehara e outras sociedades indígenas. “Essa dissertação faz parte de um projeto maior”, destaca o pesquisador.

A professora Ivânia Neves, orientadora da pesquisa e coordenadora do GEDAI, destaca a importância da representação dos povos indígenas na pesquisa. “Nossa alegria ainda é maior, porque, pela primeira vez, é uma pesquisa com povos indígenas. Dividimos com eles esta pesquisa. América Reis, Yeré Tembe, Ytaputire Tembé, Puyr Tembé”, afirma a professora.

COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) foi fundada em 16 junho de 1991, em Belo Horizonte, com o apoio da Capes e do CNPq, a partir da iniciativa de alguns pesquisadores. A associação busca o fortalecimento e qualificação crescentes da Pós-Graduação em Comunicação no País, além da integração e do intercâmbio entre os programas existentes, bem como o apoio à implantação de novos Programas.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 19.04.2017 17:50