Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA firma acordo de cooperação com Universidade do Suriname

A Universidade Federal do Pará e a Universidade de Antom de Kom, no Suriname, firmaram, nesta terça-feira, dia 18, um acordo de cooperação técnico-científica que estabelece, entre outros interesses, o intercâmbio de estudantes e pesquisadores e a execução de projetos em áreas de interesse comum. A assinatura de convênio ocorreu na Sala de Reuniões da Reitoria da UFPA, entre o reitor em exercício, Gilmar Silva, e o reitor da Universidade do Suriname, Jack Menck.

Na reunião, também estiveram presentes os pró-reitores de Administração, João Cauby Junior; de Plajenamento; Raquel Trindade; de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Angélica; da diretora de Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; do diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), professor Carlos Maciel; e da professora e pesquisadora do NAEA/UFPA, Ligia Simonian.

O convênio firmado é em formato guarda-chuva, que significa que, posteriormente, poderá  ser ampliado, gerando aditivos para englobar, de forma específica, outras unidades da UFPA e da Universidade do Suriname. O objetivo é promover o intercâmbio científico e garantir que projetos de pesquisa sejam realizados em áreas de interesse comum, como biodiversidade, diversidade cultural e desenvolvimento sustentável.

“Por meio desse convênio, penso que fortaleceremos nossos laços com o Suriname. Destacamos que um acordo de cooperação amplo como este pode permitir a apresentação de aditivos específicos que fortalecem a colaboração mútua entre as duas instituições”, pontuou o reitor em exercício da UFPA, Gilmar Silva.

Durante o encontro, o reitor Jack Menck lembrou da recente visita de vinte alunos da Universidade de Antom de Kom à UFPA, para conhecerem os trabalhos de pesquisas realizados na área de energias renováveis. Segundo ele, a escolha em firmar parceria com a Federal Paraense partiu da questão geográfica, por estar mais próxima da Universidade do Suriname, pelo ambiente em comum que é a Amazônia e o escudo das Guianas e  pela questão cultural, visto que em ambos os países há populações indígenas e quilombolas.

Na reunião, o reitor da Universidade do Suriname sugeriu, ainda, a realização de encontros entre pesquisadores das duas instituições para discutirem projetos e fazer um trabalho de reconhecimento inicial das áreas de interesse em comum. Esses intercâmbios devem ocorrer no segundo semestre de 2017. Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Angélica, propôs que a UFPA contribua na preparação de professores no Mestrado e doutorado do Suriname, visto que a demanda por essa formação ainda é grande.  

Texto: Ericka Pinto – Asssessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 19.04.2017 18:00