Palhaços Trovadores apresentam espetáculo no Teatro Universitário

Dando continuidade às comemorações de seus 18 anos de graça, Os Palhaços Trovadores apresentam a terceira temporada de seu mais novo espetáculo: A Vingança de Ringo, dirigido por Marton Maués. A temporada ocorre nos dias 21, 22, 23 de abril, às 20 horas, no Teatro Universitário Claudio Barradas (TUCB).  A montagem ganhou o Prêmio de Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística da Fundação Cultural do Pará, em 2016.

A Vingança de Ringo é um autêntico dramalhão circense, de autor desconhecido, inspirado nos filmes de bang-bang, tão comuns nas décadas de 1960 e 1970. Era praxe, entre os artistas circenses daquela época, escreverem peças inspiradas no que estava em voga na época: filmes, canções, novelas de rádio. Exemplo bem significativo são as adaptações das canções Coração Materno e O Ébrio, de Vicente Celestino, que viraram peças de muito sucesso nos circos brasileiros, percorrendo todo o território nacional, pois eram montadas em todos os circos, repassadas oralmente de pai para filho, ao ponto de se desconhecer a autoria da maioria delas.

O espetáculo dos Palhaços Trovadores é também uma adaptação: talvez seja a primeira vez que o texto é montado unicamente por palhaços, o que transforma o dramalhão circense no que poderíamos chamar de uma grande e autêntica palhaçada. São os palhaços que interpretam os personagens, dando a estes suas características, imprimindo assim, em cada um, suas essências cômicas. O que no circo era levado muito a sério pelos intérpretes, com os palhaços vira brincadeira e jogo entre eles e o público.

Desafio - Para os Palhaços Trovadores, a montagem está sendo um desafio, um diferencial no trabalho do grupo. O inusitado da dramaturgia, fez com que os Trovadores resolvessem abrir mão da poética que veio construindo ao longo destes 18 anos, toda inspirada nos folguedos populares locais, e optasse por fazer novas experiências e descobertas. As cores vivas, tão características da figura dos palhaços, deu lugar a tons terrosos e sépia, atingindo inclusive os narizes vermelhos, marca fundamental do personagem cômico tão conhecido de todos.

Os instrumentos e canções ao vivo estão de fora deste trabalho e os atores-palhaços não ficam mais o tempo todo em cena, como nos espetáculos anteriores que tinham como modelo os folguedos. No novo trabalho há cenário, entrada e saídas dos personagens e divisão do espetáculo em três atos. Dramas, brigas e tiroteios, tudo é feito pelos Palhaços Trovadores,com muita graça, como uma grande e divertida brincadeira, comentou do diretor do espetáculo Marton Maués.

Enredo - A Vingança de Ringo se passa em uma área de garimpo, dominada pelo cangaceiro Corisco. O centro dos acontecimentos é um bar de beira de estrada, o Boteco do Matias, onde o proprietário trabalha juntamente com sua filha Maria. É no bar que Corisco mata o dono das terras do garimpo, Juvência J Torres, pai de um jovem que segue para os Estados Unidos, acompanhando a mãe que está doente. Sete anos depois, o jovem volta, agora como o vingador Ringo, um cowboy chegado do Arizona e por quem Maria, a filha do dono do boteco, se apaixona. Após muitas peripécias, Ringo revela quem é e o que veio fazer ali, matando o facínora Corisco num duelo. Como prêmio, além das terras que foram de seu pai, Ringo ganha a mão de Maria. A grande surpresa da peça é a revelação que Matias faz, antes do casamento da filha: um segredo guardado a sete chaves durante muitos anos, só revelado a quem for assistir o novo trabalho dos Palhaços Trovadores.

Serviço:
A Vingança de Ringo
Temporada: dias 21, 22, 23 de abril
Hora/Local: Às 20 horas, no Teatro Universitário Claudio Barradas (TUCB), na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém/PA
Ingressos:  R$ 20,00. Meia entrada para estudantes: R$ 10,00

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA

Publicado em: 20.04.2017 17:50