Faculdades fazem programações individuais para receber os calouros

Como diria o escritor uruguaio Eduardo Galeano: “Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas, na verdade, somos feitos de histórias”, e é partindo dessa premissa que os estudantes de Jornalismo e Publicidade organizam a Semana do Calouro de Comunicação Social da UFPA, entre os dias 24 e 27 de abril.

Com o tema “Muitas memórias, novas histórias”, a comissão organizadora da Semana pretende valorizar e despertar nos calouros o sentido do que são as histórias e como elas nos constroem como jornalistas, como publicitários e, principalmente, como comunicadores.

A programação conta com oficinas, minicursos e espaços de vivências entre calouros, veteranos e ex-alunos da faculdade. Durante os quatro dias de evento, os calouros terão a oportunidade de conhecer uma proposta alternativa do que é a comunicação na sociedade, partindo dos vieses crítico, psicológico e cultural.

Vivências – Um dos principais objetivos da Semana é acolher os calouros para tornar o Campus Universitário um ambiente saudável e familiar. Para Danyllo Bermeguy, estudante de Publicidade e Propaganda e organizador do evento, “a Semana do Calouro é a porta de entrada em um novo mundo - o acadêmico. É a partir dela que os calouros conseguem vivenciar, pela primeira vez, a Universidade, além de trocar experiências com os futuros colegas, veteranos e profissionais do mercado, entendendo, assim, o que acontece além dos muros da UFPA”, afirma.

Juntando os Cacos – Um dos espaços realizados será o Juntando os Cacos, uma reunião de novos e antigos alunos da faculdade para a troca de ideias, experiências e vivências. Nesse espaço, todos são bem-vindos e convidados a pensar a comunicação pelo sentido mais humano, entendendo motivações e inquietações que movem os estudantes de Comunicação.

IFCH recebe novos alunos - Além da Faculdade de Comunicação da UFPA, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas fará a recepção dos calouros de História, Psicologia, Ciências Sociais e Geografia, do dia 24 ao dia 27 de abril, com exceção de Filosofia, que será nos dias 26, 27 de abril e 3 de maio. A Direção Geral e Adjunta do IFCH e direções de faculdades e representação discente mobilizaram-se para tornar os primeiros dias de Universidade dos novos alunos ainda mais estimulantes.

História - A programação da Faculdade de História vai tratar de “Bolsas e linhas de pesquisa - Apresentação dos Grupos de Pesquisas” e“Memória do Centro Acadêmico: Bloco B e Ocupação”. Debates sobre LGBTs na Universidade em Diálogo com o coletivo Negritato também farão parte da programação e, para encerrar a Semana, a faculdade fará um torneio de esporte cultural na noite do dia 27.Para a Semana de Psicologia, os novos alunos poderão esperar uma programação diversa, que propõe explorar tanto as áreas de atuação (Escolar, Educacional, Organizacional, Jurídica, Pesquisa, Hospitalar, Saúde e Clinica) quanto discussões em torno da Diversidade Sexual, do Feminismo e Violência contra a Mulher e Identidade de Gênero.

Ciências Sociais, Geografia e Filosofia - As Faculdades de Ciências Sociais e Geografia apresentam desafios e perspectivas dos cursos, além de uma abordagem sobre o cenário político e social atual. Já a de Filosofia direciona a Semana para questões mais objetivas, referentes à orientação acadêmica, pesquisas e bolsas na Universidade.

• Serviço
Semana do Calouro IFCH e Comunicação
Data: 24 de Abril a 3 de Maio
Para acessar a programação dos cursos do IFCH, acesse aqui.
Para a programação de Filosofia, acesse a página
Clique aqui para acessar a programação do curso de Comunicação Social:

Texto: Caio Henrique Lopes e Madylene Barat

Publicado em: 22.04.2017 12:00