Dia do Livro. Projeto na Escola de Aplicação incentiva a leitura

Uma iniciativa na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) está incentivando o hábito da leitura entre os alunos do ensino médio. O Projeto “Livro livre: a formação do leitor na educação básica”coloca um armário cheio de livros à disposição dos alunos, que podem levar para casa e ler sem um prazo de tempo determinado, como acontece em bibliotecas.

Os livros do acervo são todos doados por professores, por estagiários da escola e pelos próprios estudantes. Quando o projeto começou, em setembro de 2015, o acervo contava com apenas 50 livros e, hoje, já tem mais de 300. Os livros são dos mais variados temas, desde clássicos da literatura até livros de ficção científica. “O empréstimo de livros é diário e isso me deixa muito feliz porque significa que os alunos estão correspondendo à iniciativa”, garante a professora Marinilce Coelho, idealizadora do projeto.

Conscientização - Também é trabalhada a conscientização dos alunos na devolução dos livros após o empréstimo, para que também possam ser lidos por outros alunos. “O trabalho de conscientização do uso dos livros pelos alunos é essencial para o bom andamento do projeto”, ressalta a professora. O projeto também resgatou uma mobília da escola que seria descartada. O armário que fica à disposição dos alunos foi reformado e ganhou uma nova serventia: abrigar os livros do projeto.

Segundo a professora Marinilce, a ideia do “Livro Livre” surgiu da necessidade de contribuir com a formação cidadã dos alunos por meio da leitura e, para isso, os livros deveriam estar mais próximos dos alunos, em locais como as salas de aula e os corredores da escola.Segundo ela,“pela leitura, aprendemos a pensar sobre si mesmo, o país, o mundo, a vida, enfim. Ler transforma o indivíduo em cidadão responsável pela sociedade. Para mim, esta é a importância maior de um projeto de leitura na escola: desenvolver a capacidade crítica do aluno”, enfatiza.

O projeto é também inspirado no movimento BookCrossing, inicialmente difundido nos Estados Unidos e na Europa e, hoje, presente em mais de 130 países. O objetivo do BookCrossing é transformar o mundo inteiro em uma grande biblioteca, espalhando livros por diversos lugares, como praças, shoppings, ônibus e trens. Para se adaptar melhor à realidade da escola, o projeto concentrou os livros em um armário, em um dos corredores da escola.

Para dar iníco ao projeto, a professora contou com o apoio da bibliotecária da Escola de Aplicação e de outros profissionais da escola. “Não foi difícil, pois entrei em contato com profissionais que compartilham deste sonho:estimular o hábito da leitura entre os jovens”, diz. O projeto conta com o apoio de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UFPA, por meio de bolsas ofertadas pelos subprogramas Pibic/EM (Ensino Médio) e Pibic/EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico) aos alunos de ensino médio e de graduação que participam de projetos de pesquisas registrados na instituição.

Gabriel Duarte, bolsista do projeto desde agosto do ano passado, destaca que estar em contato com esse universo da leitura ajudou, inclusive, no desempenho na redação do vestibular. “Além de incentivarmos a leitura para outras pessoas, também despertou em nós a sede por conhecimento. Nós, bolsistas, tínhamos uma brincadeira que consistia em ter uma meta de livros a serem lidos por semana. Assim, íamos aumentando nosso vocabulário e, por isso, tivemos notas boas na redação do Enem.”

Por enquanto, o projeto está disponível somente para alunos do ensino médio da Escola de Aplicação, mas a meta para este ano é estender o projeto também para alunos do ensino fundamental e até para escolas vizinhas. “Entre as metas, há a adaptação do acervo para a realidade do ensino fundamental e a extensão para escolas vizinhas.”

• Serviço:
Projeto “Livro Livre: a formação do leitor na educação básica”
O armário com os livros fica localizado no segundo andar do prédio do Ensino Médio da Escola de Aplicação da UFPA e fica aberto no horário das7h30 às 14h
O projeto também aceita doações de livros.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação / Projeto