Grupo de pesquisa realiza o Treinamento Psicofísico na Criação

O Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante (GITA), da Escola de Teatro e Dança da UFPA, realiza, nesta terça-feira, 24 de abri, às 19 horas, no Instituto Universidade Popular (Unipop), o Treinamento Psicofísico na Criação, dirigido pelo professor Edson Fernando. O evento tem entrada gratuita.

O Treinamento Psicofísico na Criação é uma atividade de pesquisa do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante (GITA) e visa compartilhar com o público os procedimentos adotados para o processo de criação teatral dos atuantes-pesquisadores, por meio de demonstração prática do treinamento com artes marciais e meditativas asiáticas e sua aplicabilidade no processo de criação e atuação teatral.

Sete solos teatrais - Nesta primeira edição de 2017, o grupo traz ao público sete solos teatrais que se encontram em andamento, tendo como obra indutora o clássico “O Rei Lear”, de Willian Shakespeare. Será a oportunidade para os atuantes João Paulo Nascimento, Silvia Luz, Taís Sawaki, Lorena Coelho, Lu Borges, Camila Joplin e Carmen Virgolino demonstrarem os caminhos que estão sendo traçados para a composição de suas obras criativas.

Todos os solos recebem a direção teatral de Edson Fernando, pesquisador do GITA, e são partes de sua pesquisa de doutorado intitulada Arqueologista, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes DINTER UFMG/UFPA. O professor Cesário Augusto Pimentel, coordenador do GITA, engrandecerá o evento apresentando uma cena de seu novo solo intitulado “Afrânio”.

Pesquisa - O GITA é um grupo de pesquisa criado, em 2006, pelo professor Cesário Augusto e encontra-se cadastrado no diretório de grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Suas pesquisas são realizadas em caráter prático-teórico, constituído por artes meditativas e marciais sistematizadas como treinamento para atuantes.

O grupo mantém uma rotina de trabalho com o treinamento psicofísico regularmente, três vezes por semana, durante três horas por dia. O GITA acumula três montagens teatrais em seu repertório de pesquisa: Querela-Eu (2009/2010); Zé(s): Sem eira nem beira (2012); e (2014).

Serviço:
GITA promove o Treinamento Psicofísico na Criação
Data: Terça-feira, 24 de abril, às 19h
Local: Instituto Universidade Popular (Unipop), localizado na Avenida Senador Lemos, 557, no bairro Umarizal, em Belém

Texto:  Ana Maria Castro - Assessoria de Comunicação da ETDUFPA/ICA/UFPA

Publicado em: 23.04.2017 10:00