Em coletiva à imprensa, Licurgo Brito, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, faz o lançamento oficial do PSS 2008

Nesta quinta-feira (19), o pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará, Licurgo Brito, recebeu a imprensa para divulgar as primeiras informações sobre o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2008. Durante a coletiva, Licurgo falou das principais mudanças que o processo sofre neste ano.
      A primeira novidade é o aumento do número de isenções nas taxas de inscrição oferecidas pela Universidade, que passa para 12 mil, representando um acréscimo de cerca de 30% em relação ao ano anterior. “Este é um dos números mais expressivos praticados no Brasil”, afirmou o pró-reitor. “Depois deste, o maior que temos conhecimento é de 2.500 isenções, praticado pela Universidade Federal do Amazonas”, completa.
     Este ano, o aluno tem entre os dias 1º e 10 de agosto para apresentar uma comprovação de que estuda em escola pública ou em escola particular com bolsa integral, para ter acesso ao formulário de isenção em um dos campi ou núcleos da UFPA. Diferente do ano passado, em que qualquer um podia pegar o formulário em pontos distribuídos na capital e interior do Estado. Em seguida, permanece o sistema de sorteio para distribuição das isenções.
    Outra mudança ocorre na terceira fase das provas. Desta vez, o aluno poderá escolher uma questão de cada disciplina para responder, totalizando 11 questões além da redação. Segundo Licurgo, isto agilizará todo o processo, já que haverá uma aceleração nas correções e, portanto, na divulgação dos resultados. Além disso, o aluno terá mais oportunidades ao poder optar pelos assuntos de maior afinidade.
   Os custos com as provas também serão reduzidos, já que, desta forma, a terceira fase ocorrerá em apenas um dia e não em dois, como nos anos anteriores. Estima-se uma economia de R$ 600 mil, convertidos justamente no aumento do número de isenções oferecidas.
   A Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) está estudando possíveis alterações no Programa das provas, mas ainda não há nada confimado. A previsão é que isto seja divulgado apenas em agosto. A primeira etapa do PSS está prevista para o segundo domingo de dezembro, contudo o calendário oficial também não foi divulgado.

Sistema de Cotas – Licurgo Brito respondeu também à imprensa assuntos relacionados ao Sistema de Cotas, adotado pela UFPA oficialmente a partir de 2005. O PSS 2008 é quando será efetivada a implantação do Sistema no vestibular da UFPA. Isto porque o processo seletivo é seriado e as cotas foram implantadas a partir de 2006. “Em 2008, se conclui um ciclo, pois é quando entra efetivamente a primeira turma através deste Sistema”, explica o pró-reitor.
   O Sistema de Cotas da UFPA destina 50% de suas vagas para os alunos oriundos do Ensino Público, separando 40% destas para alunos afro-descendentes.

Mais informações: www.ufpa.br/daves

Texto: Irís Jatene / foto: Bruno Magno

(Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)

Publicado em: 19.07.2007 16:52