UFPA ainda orienta sobre Declaração do Imposto de Renda 2017

Nesta sexta-feira, dia 28 de abril, às 23h59, encerra-se o prazo de declaração de imposto de renda 2017 (ano-base 2016). De acordo com a Receita Federal, aproximadamente 50% dos 562.900 contribuintes paraenses deixaram para declarar o imposto na última hora! E quem precisa de ajuda para “acertar as contas com o Leão” pode receber orientações na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para auxiliar a comunidade em relação ao envio de documentos, a Faculdade de Ciências Contábeis da UFPA oferece o serviço de orientação sobre a declaração de imposto de renda 2017. A ação é realizada pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/UFPA), por meio de um convênio da Universidade com a Delegacia da Receita Federal de Belém (DRF/Belém).

UFPA orienta entrega de Imposto de Renda - Faltando alguns dias para o encerramento do prazo para a declaração, a Universidade ainda realizará dois dias de atendimento ao público: nesta terça-feira, 25, e na quinta-feira, 27, de 9h às 12h.

O atendimento é realizado sob a coordenação geral do professor Pedro Borges Junior, no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Contábeis, localizado no 2º andar do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no Setorial Profissional do Campus da UFPA no Guamá.

O serviço oferta somente a orientação. Na qual é realizada uma entrevista com o contribuinte para saber o que será necessário para fazer a declaração, a partir de informações tais como: se é a primeira declaração do contribuinte ou se já fez outras; quantas fontes de renda o contribuinte possui; os gastos que efetuou com despesas médicas, escolares e se possui dependentes, entre outras.

Segundo o professor Manoel Farias, do Núcleo de Prática Contábil da UFPA, “atividades de extensão de serviços e interação com a comunidade são essenciais ao desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Contabilidade, porque contribuem com a aplicação e o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes dos nossos estudantes e, consequentemente, com a qualidade da formação do futuro contador egresso da UFPA.”

O que é preciso para ser atendido? - O interessado no serviço sobre o imposto de renda 2017 pode levar os documentos e os comprovantes já na primeira visita, tais como: declaração do imposto de renda do ano anterior; comprovante de rendimentos do declarante e dos seus dependentes (se for o caso); extratos de contas bancárias para fins da declaração do imposto de renda; comprovantes de gastos com saúde, educação e/ou aluguel, próprios do cônjuge e dos dependentes; lista dos dependentes (nome completo, data de nascimento e CPF, se com 12 anos ou mais); documentos que indiquem variação patrimonial (bens e direitos) em 2016, por exemplo, compra ou venda de imóveis, veículos, ações, participações, etc., gastos com construção de imóveis, documentos de financiamento ou empréstimos; outros que poderão ser solicitados a partir da entrevista. No momento, o atendimento é voltado somente para pessoas físicas.

• Serviço:
Orientação sobre Imposto de Renda 2017
Realização: Faculdade de Ciências Contábeis da UFPA
Período: Dias 25 e 27 de Abril
Horário: das 9h às 12h
Local: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Contábeis, localizado no 2º andar do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no Setorial Profissional do Campus da UFPA no Guamá.
Informações: piepexfacicon@gmail.com ou (91) 3201-8044.

Texto: João Pedro Bittencourt e Caio Henrique Lopes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 24.04.2017 17:55