3º Ciclo de Mapeamento de Competências é finalizado com êxito
Celebrando o êxito do 3º Ciclo de Mapeamentos de Competências da UFPA, assim como os avanços do processo como um todo, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal (Progep) socializa alguns dos primeiros resultados oriundos da consulta e destaca a participação de cada um dos servidores nas etapas do trabalho.
O 3º ciclo do Mapeamento de Competências da UFPA foi iniciado no segundo semestre de 2015 com as oficinas, denominado de 1ª etapa, em que os representantes das Unidades Acadêmicas e Administrativas da Universidade validaram as competências transversais já existentes na UFPA e descreveram as competências específicas de suas unidades. Participaram desse momento 45 unidades, incluindo todos os 11 campi do interior. Já a 2ª etapa compreendeu a disponibilização de um questionário aos técnicos-administrativos e a todos os docentes ocupantes de função gerencial, no período de 15 de março a 12 de abril de 2017, em que puderam pontuar seu grau de domínio nas competências, para conseguinte identificação das lacunas de capacitação por servidor.
Do universo de 2.549 técnicos e 342 docentes, aos quais fora destinado o instrumento, 1.934 (aproximadamente 70%) servidores efetivamente responderam-no. Para a realização do processo como um todo, foram mobilizadas 102 pessoas, entre servidores da Progep, professores, pesquisadores e bolsistas do laboratório GestCom, que, além do aporte teórico para a realização das oficinas, a coleta dos dados do mapeamento de competências e alimentação das informações em um sistema informatizado, esclareceram dúvidas e receberam sugestões.
Parcial do Relatório - Neste momento, o MAPEC está na fase de emissão de relatórios, que devem possibilitar análises gerenciais. A previsão é que em, aproximadamente, 30 dias o relatório final seja divulgado em sua integra no site da Progep.
Os resultados parciais apontam que as competências mencionadas com mais frequência pelos servidores durante a consulta foram: Disciplina, agir em suas atividades com respeito ao próximo, integridade, honestidade e impessoalidade, observando as normas e princípios da UFPA, o conceito de cidadania e do bem público; Flexibilidade, rever posição, não temer o novo e mostrar-se aberto ao feedback; Trabalho em equipe, cooperar com os servidores, buscando um consenso e demonstrando interesse em somar esforços junto aos demais, tendo em vista os objetivos grupais.
A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Karla Andreza Duarte P. de Miranda, ressalta a importância da realização do Mapeamento de Competência na UFPA para o alcance dos objetivos estratégicos traçados no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2016/2025 e solicita a atenção dos gestores à breve publicação do resultado final do MAPEC.
“A realização exitosa do 3º Ciclo do MAPEC prospecta um cenário favorável ao alcance da meta estratégica: expandir ações de capacitação e qualificação dos servidores em atendimento à característica multicampi da UFPA. Isso porque, de posse de seus resultados, os gestores da UFPA, com apoio e orientação da Progep, terão o aporte necessário para propor ações de promoção do desenvolvimento pleno dos servidores da Universidade. Dado o seu relevante papel, é indispensável que nossos gestores estejam atentos e acompanhem com minúcia a publicação do relatório final do MAPEC, que ocorrerá nos próximos dias”, declara a pró-reitora.
Texto, fotos e arte: Divulgação / Progep
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária