Reforma Agrária é tema de Jornada Universitária na UFPA
Com o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária e a sociedade brasileira sobre a importância da reforma agrária, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em parceria com o Fórum Paraense de Educação do Campo e com o Curso de Geografia do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera/UFPA), promove a II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. O evento ocorre no Complexo do Vadião, nos dias 24 e 25 de abril. O evento conta com a feira da Reforma Agrária, conferências, oficinas, atividades culturais e uma homenagem especial aos 20 anos da morte do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire.
Mais de 50 universidades brasileiras realizam as Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURAS), em parceria com o MST. As JURAS rememoram o Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996, para mobilizar a população para lutar contra a violência no campo, a impunidade e a criminalização dos movimentos sociais engajados no combate ao agronegócio, ao hidronegócio e à exploração mineralógica.
Como participar – O evento é voltado para a comunidade acadêmica, os movimentos sociais e sindicais, as instituições e organizações governamentais e não governamentais e qualquer pessoa que se identifique e se solidarize com o tema. Para se inscrever, basta acessar o Portal da Educação do Campo do Pará, por meio de página na internet.
Programação – A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira, 24, com a mesa “Construir um Projeto Popular para o Brasil”, com Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Maria Raimunda Cesar, do MST. Durante a tarde, foram realizadas diversas oficinas, como: Movimento Negro e a Reforma Agrária; Mulheres e a Reforma Agrária; Juventude e a Construção da Reforma Agrária Popular; A Infância e o MST; Movimento Social Indígena e as Lutas pela Terra, Território e Dignidade; Mídias Alternativas; e Muralismo.
O primeiro dia do evento encerrou-se com uma programação cultural em que o Grupo Vozes da Pedagogia (UFPA) e o Núcleo de Educação Popular (UEPA) fizeram um tributo aos 20 anos da morte de Paulo Freire, além da participação de cantores regionais.
Nesta terça-feira, 25, haverá uma mesa com o tema “Agroecologia e o enfrentamento ao agronegócio”, com palestrantes do Fórum Estadual de Combate aos impactos causados pelos agrotóxicos e da integrante do MST, Teofila Nunes. O evento encerra-se às 12h, com um ato cultural.
Articulação – O professor doutor Salomão Hage, um dos organizadores do evento, conta que a Jornada faz parte de um projeto de desenvolvimento social contra-hegemônico, que tem o objetivo de afirmar a soberania popular e de mobilizar a população para a luta contra a exclusão e a discriminação social de minorias.
“Esperamos, com o evento, mobilizar a comunidade universitária para a luta pela Reforma Agrária Popular, que somente será possível se articulada às lutas e mobilizações sociais para assegurar os direitos das classes trabalhadoras do campo e da cidade, que se encontram ameaçados na atual conjuntura política”, conta Salomão.
Estatísticas – Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, no período de 2000 a 2015, 5.782 localidades estavam em conflito, o que gerou a expulsão de mais de 38 mil famílias de suas terras. Mais de 85 mil propriedades foram destruídas, entre casas e roças, e 602 pessoas foram assassinadas. Além disso, 46% dos envolvidos em conflitos faziam parte de populações tradicionais e 48% envolviam trabalhadores sem terra e assentados e pessoas atingidas por barragens, mineração, trilhos etc.
O Atlas da Terra Brasil, desenvolvido pela Universidade de São Paulo, em 2015, afirma que o Brasil apresenta a situação agrária mais desigual do mundo, com 130 mil grandes propriedades rurais que concentram 47,23% de todas as áreas cadastradas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), enquanto que apenas 10,2% da área total registrada equivalem a 3,7 milhões de pequenas propriedades.
Serviço
II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
Data: 24 e 25 de Abril
Horário: 24 de Abril – 9h às 19h30; 25 de Abril – 9h às 12h
Local: Complexo Vadião. Campus Básico da UFPA
Inscrições aqui.
Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgtação / evento
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária