UFPA abre novo Mestrado em Assistência Farmacêutica

Acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) o Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, nível Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Pará (UFPA). É o quinto programa novo aprovado entre as propostas submetidas em 2016.

Segundo a professora Maria Fani Dolabela, da Faculdade de Farmácia, e responsável pela proposta, o PPGAF tem como objetivo formar profissionais que atuem nos níveis de governança, gestão, desenvolvimento e sustentabilidade quanto à promoção do uso racional de medicamentos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) público e suplementar.

O PPGAF terá como linhas de pesquisa: (I) Governança, gestão, desenvolvimento e sustentabilidade em assistência farmacêutica; (II) Farmácia clínica, cuidado farmacêutico e a promoção do uso racional de medicamentos. O programa contará com 10 professores da UFPA e três professores externos (USP, UFPR e UFRJ) e funcionará no prédio da Faculdade de Farmácia (FF), no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Campus III (Campus da Saúde). O primeiro edital de seleção estará disponível em breve.

O mestrado terá como público-alvo: (I) Profissionais de organizações governamentais com interesse em melhorar a eficiência da gestão técnica da assistência farmacêutica e a eficiência da gestão clínica de medicamentos; (II) Profissionais farmacêuticos da rede pública ou com interesse em contribuir para a melhoria da pesquisa clínica embasada em evidências científicas; (III) Alunos egressos dos cursos de graduação em farmácia ou cursos congêneres na área de saúde, com interesse em assistência farmacêutica.

O PPGAF conta com a anuência do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (DEAF/SESPA), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (COSEMS-PA), da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Belém (Sesma/PMB), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PA).

Impacto positivo - O PPGAF responde às necessidades de qualificação de profissionais farmacêuticos e de áreas afins, dentro do novo cenário político-econômico e técnico-administrativo que ora se apresenta no campo das políticas de saúde, em especial à Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Vale ressaltar que a Região Norte apresenta algumas particularidades na área de Assistência Farmacêutica e é carente de estudos a esse respeito. Este mestrado vem preencher tais lacunas do conhecimento, possuindo uma clara relevância social: Focar na Assistência Farmacêutica é a principal diferença dos demais Programas de Pós-Graduação existentes na Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Texto: Divulgação Propesp
Foto: Arquivo-Ascom (Alexandre Moraes)

Publicado em: 25.04.2017 18:00