Propesp avisa que Módulo Pesquisa do SIGAA está em funcionamento
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA) comunica que, desde o dia 17 de março, o módulo pesquisa do SIGAA entrou em funcionamento. Doravante, todos os registros de projetos de pesquisa e solicitações de cotas de bolsa de iniciação científica (Pibic) deverão ser efetuados por meio do sistema SIGAA.
Importância da Migração - "Esperamos que, ao migrar as atividades e os dados da Diretoria de Pesquisa para o SIGAA, haja uma integração de todas as informações geradas pela Propesp com as demais unidades da UFPA, facilitando seu acesso, cruzamento e compartilhamento. O módulo de pesquisa tornará o cadastro de projetos de pesquisa mais rápido e acessível, pois dispensa o envio de documentos via protocolo. Para o gerenciamento do Pibic, os testes iniciais mostraram que as ferramentas disponíveis no SIGAA são muito mais eficazes em relação ao antigo sistema", explica a coordenadora de programas institucionais da Propesp, Luana Roriz.
Principais Mudanças - De acordo com o coordenador de projetos, Juan Barros, o que mudará no registro dos projetos é somente a maneira como ocorrerá o encaminhamento à Propesp. A partir de agora, os projetos de pesquisa novos e os que ainda estão em vigência deverão ser cadastrados diretamente pelo pesquisador em seu perfil no SIGAA, sem a necessidade do envio de processos, já que no SIGAA os documentos necessários ao cadastro de projetos são anexados ao sistema em formato PDF. O coordenador lembra, entretanto, que os procedimentos internos de cada unidade para a aprovação de projetos permanecerão os que são usados, conforme definidos pelas respectivas unidades e pela Resolução nº 3043/2003.
"Os projetos novos e em vigência já podem ser cadastrados no SIGAA. Continuaremos recebendo via protocolo somente os relatórios dos projetos cadastrados no sistema antigo, com a finalidade de concluir todos os registros anteriores, que ficarão disponíveis no sistema antigo somente para consulta interna", sintetiza Juan Barros.
A equipe da Diretoria de Pesquisa ressalta que, além dos treinamentos que foram realizados nos dias 27 e 28 de março, encontram-se disponíveis para consulta na página da Propesp os manuais com orientações para a realização do cadastro de projetos de pesquisa e para a submissão de propostas ao Pibic, no SIGAA. Além disso, solicitações e dúvidas devem ser enviadas para o e-mail pibic.sigaa@gmail.com, específico para o recebimento de dúvidas dos pesquisadores sobre o Pibic.
Serviço:
A Propesp realiza plantão de atendimento às dúvidas de submissão ao Edital Pibic/2017, nos seguintes dias: 20, 25 e 27 de abril; 2, 4, 9 e 11 de maio, das 14h às 17h, na SEGE, 3º andar do prédio da Reitoria. O agendamento deve ser feito previamente por meio dos telefones (91) 3201-7527 ou 3201-7971, ou por e-mail pibic.sigaa@gmail.com.
Texto: Divulgação Propesp
Foto: Arquivo-Ascom (Alexandre Moraes)
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária