Isenção de Taxas de Inscrição ao PSS 2008

Na última quinta-feira (19), a Universidade Federal do Pará anunciou oficialmente as primeiras informações sobre o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2008.
A corrida para o próximo vestibular inicia com o processo de isenção das taxas de Inscrição, que devem ser solicitadas à Universidade entre os dias 1º e 10 de agosto. Este ano, 12 mil alunos devem inscreve-se no PSS gratuitamente, o que representa um aumento de mais de 40% em relação ao número de isenções concedidas em anos anteriores.
Outra novidade é que será feito um ajuste na terceira fase das provas, em que o aluno poderá responder apenas uma das questões discursivas de cada disciplina. Com esta diminuição de questões nos cartões-respostas, a terceira fase do vestibular passa a acontecer em apenas um dia, destinado à realização da prova de redação e de onze questões discursivas, uma de cada disciplina.

Fichas de inscrição - Os Formulários de Solicitação de Isenção de Taxa de Inscrição ao PSS 2008 serão distribuídos no período de 1º a 10 de agosto, das 09 às 17h, exceto os fins de semana, no Ginásio de Esportes, localizado no Campus Universitário do Guamá, para os que estiverem na capital, ou nas secretarias dos Campi e dos Núcleos da UFPA, no interior do Estado.
Só podem pleitear a isenção da taxa os estudantes que concluíram ou vêm realizando TODO O ENSINO MÉDIO em escola pública ou são contemplados com bolsa integral nas escolas particulares.
Para receber o formulário solicitação de isenção, o requerente deverá apresentar um dos seguintes documentos:

- Cópia do Histórico Escolar, caso tenha cursado todo o Ensino Médio em Escola Pública ,

- Cópia do Histórico Escolar, caso tenha cursado todo o Ensino Médio em Escola Particular , acompanhado de Atestado de que cursou esse nível de ensino com bolsa integral de estudos,

- Atestado de que está cursando desde o primeiro ano do Ensino Médio em Escola Pública ,

- Atestado de que está cursando desde o primeiro ano do Ensino Médio em Escola Particular , contemplado com bolsa integral de estudos.

Devolução do formulário - Após o preenchimento, o formulário, a documentação exigida e uma cópia do documento oficial de Identificação deverão ser entregues - até o dia 13 de agosto - em qualquer local destinado à distribuição das fichas de inscrição.
Seleção dos candidatos - Todos os formulários devolvidos serão analisados por uma equipe de avaliadores da UFPA. Aqueles que estiverem corretamente preenchidos, sem rasuras e com a documentação que satisfaça as exigências do Edital, formarão um banco de dados e serão submetidos a um sorteio eletrônico.
Estarão isentos os 12 mil candidatos sorteados, em ordem crescente de sorteio.

Divulgação dos Resultados - Os nomes dos candidatos contemplados com a isenção serão conhecidos no dia 22 de agosto, pelo site www.daves.ufpa.br e também por listões, que estarão disponíveis no Departamento de Apoio ao Vestibular (DAVES), no hall da Reitoria e no ginásio de esportes do Campus do Guamá (Belém) e nos Campi e Núcleos da UFPA, no interior.
As inscrições ao PSS 2008 dos candidatos contemplados devem acontecer no período de 27 a 31 de agosto.

Brenda Taketa (Assessoria de Comunicação Institucional)

Publicado em: 20.07.2007 14:26