Pró-Reitorias promovem Semana de Planejamento, Gestão e Avaliação

Segue até sexta-feira, 28 de abril, a Semana de Planejamento, Gestão e Avaliação, promovida pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), em parceria com as Pró-Reitorias de Administração (Proad) e de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) e o Centro de Tecnologia da Informação (CTIC). O encontro visa aproximar todos os coordenadores de Planejamento, Gestão e Avaliação da UFPA e fortalecer a cultura de planejamento na Instituição. A programação, que se iniciou no dia 24 com o “Café com Debate”, oferta oficinas aos coordenadores de Planejamento Gestão e Avaliação (CPGA) das unidades acadêmicas e algumas unidades administrativas.

A mesa-redonda contou com a presença do diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Marco Capela; do diretor de Planejamento, Raimundo Almeida; do prefeito da cidade universitária, Eliomar Azevedo; e dos pró-reitores de Planejamento, de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal e de Administração, Raquel Borges, Karla Andreza e João Cauby, respectivamente. Também estiveram presentes o reitor Emmanuel Tourinho; o vice-reitor Gilmar Costa e o pró-reitor de Extensão, Nelson Júnior.

Durante o debate, os pró-reitores, assim como o reitor e o vice realçaram a importância de reunir os campi numa “política de integração de ações. “Não somos várias instituições, somos uma universidade só. Não existe esse discurso exclusivo de campi do interior e unidades da capital. As unidades têm que dialogar e aprender juntas”, enfatizou o vice-reitor. Em relação ao tema da semana, o reitor Emmanuel Tourinho afirmou: “Este trabalho de planejamento é o que pode proporcionar avanços e permitir novos saltos de qualidade na gestão. A cultura de planejamento já existe aqui, não é uma coisa nova, mas a gente sempre tem muito a aperfeiçoar, no sentido de responder mais prontamente e eficientemente às demandas da nossa comunidade e da comunidade externa.”

Programação - Começando às 8h, a programação do segundo dia, 25 de abril, teve a oficina “O Planejamento Institucional na UFPA – PDI/PDU”; “Oficina de elaboração de PDUs” e “Planejamento, alterações e acompanhamento Orçamentário”. Nesta quarta-feira, 26, as oficinas, voltadas para questões financeiras, decorrerão no período da manhã e da tarde, das 8h às 17h. No dia 27, serão ministrados os temas “Sistemas de compras e serviços” e “Sistema de Concessão de Diárias e Passagens”. No último dia, 28, ocorrerão três oficinas, ministradas por representantes da Proplan e da Proad. Toda a programação será realizada em salas da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), no Campus Guamá.

Importância - Além dos objetivos de capacitação, a interlocução com as unidade é fundamental, tanto para apresentar as ações (projetos e atividades) que estão sendo desenvolvidas pelas Pró-Reitorias, quanto para receber opiniões das Unidades. “As unidades, em determinados processos, podem estar bem avançadas, desenvolvendo práticas exitosas que podem ser adotadas aqui, na administração superior, e servir de insumos para pensarmos as estratégias com o intuito de melhorar e aperfeiçoar o desempenho da Gestão na Instituição”, afirma o diretor de Planejamento Raimundo Almeida.

Próximo Passo - De acordo com a pró-reitora de Planejamento, agora que o primeiro passo foi dado, os próximos complementarão o processo de melhoria do planejamento. “A gente vai ter os outros passos, porque as Pró-Reitorias também precisam ter o seu planejamento. Todo mundo falou de diagnóstico de planejamento e isso nunca foi tão forte, ainda mais numa situação de contingenciamento orçamentário e financeiro. Então, a nossa ideia é focar muito na avaliação de estratégias. É preciso que as unidades também façam as reuniões de avaliação de estratégia. Nós vamos ter outras reuniões nesse sentido, além de fazer outros trabalhos baseados nos indicadores.” Ela também convida: “nós nos dispomos a receber as pessoas e também queremos que elas participem do trabalho com a gente.”

Texto Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 26.04.2017 17:50