Capacit promove curso sobre Indicadores de Desempenho para servidores

No período de 15 a 19 de maio, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com a Coordenadoria de Capacitação (Capacit) da UFPA, ofertará o curso “Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional”. O curso é presencial e será ministrado pela doutoranda em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, professora Erbena Silva Costa, no horário das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30, no Capacit.

Como participar – As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o dia 1º de maio, exclusivamente pelo site da ENAP.  São ofertadas 30 vagas, sendo 50% destinadas a servidores da UFPA e os outros 50% para o público externo, ou seja, servidores públicos do Poder Executivo em geral, de instituições municipais, estaduais e federais. O participante ou o órgão ao qual é vinculado fica responsável por arcar com as diárias e passagens do servidor.

Metas – O curso foi pensado para capacitar os servidores da UFPA e de outros órgãos para monitorar a relação entre planejamento e execução de ações, pois, por meio dos indicadores, é possível mensurar os resultados alcançados por uma instituição ao longo de um período. Assim, é possível avaliar melhorias e ajustes necessários.

Alguns dos objetivos do curso envolvem apresentar os indicadores e mostrar para que eles servem, compreender os instrumentos para a elaboração de indicadores de desempenho e conhecer os principais atributos de um sistema de medição de desempenho institucional, bem como os fundamentos que permitem seu melhor gerenciamento. Ao final do curso, os participantes deverão construir um sistema de Medição de Desempenho.

Ministrante – As aulas ficam a cargo da professora Erbena Silva Costa, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Atualmente, Erbena é doutoranda em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e também tem Graduação em Turismo e Administração. Sua área de atuação é em Administração de Empresas e Recursos Humanos, principalmente nas áreas de gestão e planejamento estratégico, agenciamento de viagens e marketing.

Esta não é a primeira vez que o curso é realizado na UFPA. Anteriormente, ele contribuiu para a preparação dos participantes na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026) da UFPA e dos Planos de Desenvolvimento das Unidades da UFPA (PDUs).

Curso Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional
Data: 15 a 19 de maio
Horário: 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Local: Auditório do Capacit. (Campus Básico UFPA. Próximo ao portão II)
Inscrições pelo site da ENAP.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google